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Exercicio 1 (Análise de metricas)

Antes de responder o tópico gostaria de fazer algumas observações:
É muito importante saber qual foi o período indicado para termos estas métricas, se elas receberam algum impulsionamento ou se elas foram duplicadas em mais de uma rede social, por exemplo: um reels foi duplicado em “Video curto” para o tik tok ?

Outro quesito que vejo é a necessidade de saber quantas postagens foram feitas no período x, por exemplo, o Tik Tok teve um alcance de 200k em 3 videos na semana, enquanto o Instagram acumulou o alcance de 120k com 7 videos.

Levando estes pontos em consideração, vamos para a análise.

Identifique os principais pontos fortes e fracos, destacando o que funcionou bem e o que pode ser melhorado.

**Instagram:
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Ponto forte: Crescimento no número de seguidores, o que pode notar que os conteúdos retém pessoas novas que tem interesse em nossa marca

Ponto fraco : CTR baixo, ou seja, isso pode indicar que precisam ser feitas melhorias nos CTA’s das postagens.

**Tik Tok
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Ponto forte: mais de 200k de alcance nos videos curtos, isso pode indicar que conteúdo está alinhado com a persona e com as boas práticas da plataforma, além disso tivemos um aumento das 3200 seguidores

Ponto fraco : A taxa de cliques também parece estar proporcionalmente baixa, talvez seja necessário melhorar o CTA's

**X
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Ponto forte: O alcance está alto, o que mostra que os conteúdos conseguem viralizar facilmente

Ponto para melhorar: O engajamento poderia ser melhor, talvez investir em conteúdos que retenha o público com mais frequência e os incentive a realizar as ações no perfil seja uma opção.

Facebook

Ponto Forte : O alcance foi apenas 40k a menos do que o do Instagram
Ponto fraco: É necessário aumentar as outras métricas, fazer posts patrocinados pode resolver o problema

**Pitch com a apresentação dos dados.
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Seguem aqui os dados principais das nossas redes sociais, como podemos ver as nossas principais métricas apontam que o Instagram e o Tik Tok são as redes sociais onde conseguimos alcançar mais pessoas, todavia ainda precisamos melhorar as métricas de engajamento e de Conversão (CTR), neste caso, podemos incluir outros métodos de Call to Action para trazer mais o público para a nossa conversão.
Em relação ao X mantivemos um bom alcance, porém ainda não temos taxas de engajamento tão altas, por isso é importante revisitar a nossa linguagem e trazer conteúdos que possam, não apenas alcançar, mas também, engajar o público e isto também vale para o Facebook.

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Oi, Francisco! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Sua análise ficou bem estruturada, especialmente ao comparar o desempenho de cada rede com base em volume de postagens, alcance e CTR. Essa visão comparativa é fundamental para entender o impacto real de cada conteúdo.

Continue aprofundando sua análise, está no caminho certo!

Dica: quando for montar o pitch, priorize visualizações com contexto, como "alcance por post", isso facilita decisões estratégicas mais assertivas.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!