2
respostas

Exercício 1

Vi a resolução do pessoal e do professor mas gostaria da opinião sobre o meu raciocínio, esse é literalmente o primeiro contato com programação então quaisquer correções e dicas serão valiosíssimas para mim. Observação: desde o primeiro módulo, não consegui testar meu código, tentei criar em uma pasta separada com o arquivo .js e um index.html e não obtive êxito, tentei baixar a extensão code runner e nada também. Observação 2: ainda me pego confuso quando não preciso usar o let nos prompts, nos exemplos dado pelo professor na questão 2 ele não usava o let, contudo pra mim, faz sentido usar o let, assim como para diversas pessoas que postaram suas resoluções aqui.

alert('Seja bem-vindo!');
let fds = sábado;
let fds = domingo;
//Como faço para atribuir dois valores para uma variável?
let dia = prompt('Qual é o dia da semana?');

if(dia == fds) {
    alert('Bom final de semana!');
} else {
    alert('Boa semana!');
}

Ex.2

let numero prompt('Digite o número para saber se ele é positivo ou negativo');
if (numero > 0) {
    alert('Número positivo!');
} else {
    alert('Número negativo!');
}

Ex.3

points = prompt('Qual foi a sua pontuação?');
if (points >= 100) {
    alert('Parabéns, você venceu!');
} else {
    alert('Tente novamente para ganhar');
}

Ex.4

alert(`O saldo da sua conta é R$${saldo}.`);
let saldo = 1232;

Ex.5

nome = prompt('Qual o seu nome?');
alert(`Seja bem-vindo! ${nome}.`);
2 respostas

O let vc usa quando precisar declarar a variável pela primeira vez. Se ela já estiver declarada e só quiser atribuir um novo valor a ela, não precisa usar o let.

Para tentar rodar no navegador, vc pode criar um arquivo index.html na mesma pasta com o seguinte conteudo:

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
  <meta charset="UTF-8">
  <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
  <title>Meu exercício</title>
</head>
<body>
  <h1>Meu exercicio vai rodar aqui</h1>
</body>
<script src="exercicio.js"></script>
</html>

OBS: Substituindo "exercicio.js" pelo nome do seu arquivo js. Então, pode rodar o index.html no seu navegador.

Sobre os exercícios, todos parecem certos, só queria chamar atenção para sua pergunta no ex1; não é possível guardar dois valores para uma variável, dessa forma, realmente teria que comparar o texto digitado com sábado ou domingo.

No entanto, é possível a variável guardar um conjunto de valores (no caso uma lista/array ou um objeto, conceitos que verá mais para a frente). Mesmo assim, foi uma boa ideia que vc teve! Ficaria da seguinte forma se fosse usada uma lista:

alert('Seja bem-vindo!');
let fds = ['sábado', 'domingo'];
let dia = prompt('Qual é o dia da semana?');

if(fds.includes(dia)) {
    alert('Bom final de semana!');
} else {
    alert('Boa semana!');
}

Uma lista pode guardar infinitos valores, e através da função includes que ela tem, podemos passar um valor para ver se ele está presente na lista. Parece que o curso que está vendo ainda não aborda listas, mas é um assunto que vai estar presente nos cursos seguintes caso esteja vendo essa formação:

https://cursos.alura.com.br/formacao-programacao

Seria esse o curso: https://cursos.alura.com.br/course/logica-programacao-funcoes-listas

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Obrigado pelo feedback, Francielle! estou fazendo essa exata formação, esse será o próximo módulo! se tiver algum outro curso específico fora dessa formação que você me recomenda, eu adoraria saber!