Essa foi a minha solução com mais algumas modificações...
<canvas width="640" height="440"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'white';
pincel.fillRect(0, 0, 640, 440);
pincel.strokeStyle = 'blue';
pincel.strokeRect(0, 0, 621, 421);
var x = 20;
var y = 20;
// códigos do teclado
var esquerda = 37;
var cima = 38;
var direita = 39;
var baixo = 40;
// taxa de incremento
var taxa = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 620, 420);
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, y, 10);
}
setInterval(atualizaTela, 3);
function leDoTeclado(evento) {
if (evento.keyCode == '38') {
// cima
y = y - taxa;
atualizaTela();
if (y<0){
y=0;
}
}
else if (evento.keyCode == '40') {
// baixo
y = y + taxa;
atualizaTela();
if (y>400){
y=400;
alert("Fora da tela");
}
}
else if (evento.keyCode == '37') {
// esquerda
x = x - taxa;
atualizaTela();
if (x<0){
x=0;
}
}
else if (evento.keyCode == '39') {
// direita
x = x + taxa;
atualizaTela();
if (x>600){
x=600;
alert("Fora da tela");
}
}
}
document.onkeydown = leDoTeclado;
</script>