1
resposta

Exercício 04 - Granularidades da dimensão Tempo

Bom dia !

Estou com dúvida nesse exercício:

"Sobre a dimensão de tempo, selecione a alternativa correta:" Resposta: "Se tenho uma granularidade mensal, posso ter atributos trimestre, semestre e ano." "Alternativa correta! Os atributos da tabela de tempo devem ter granularidade maior que a granularidade da chave primária da tabela."

Minha dúvida é a seguinte: Se a minha granularidade é mensal, o atributos da tabela não deveriam granularidade menor (minuto/hora/dia/semana), para que assim possa sumarizar o valor mensal ?

No curso anterior, o professor chegou a dar um exemplo da conta de luz que é medida o tempo todo (periodicidade milisegundo), e a granularidade é mensal, ou seja, várias medições a cada mile segundo sumarizam uma faturam mensal da conta de energia elétrica.

Desde já agradeço a ajuda ; )

1 resposta

Oi Alex, tudo bem?

Como o próprio exercício diz, "Os atributos da tabela de tempo devem ter granularidade maior que a granularidade da chave primária da tabela." E a chave primária da tabela, é o cod_dia. Por conta disso, não foi feito numa granularidade menor.

Ficou mais claro? Qualquer dúvida é só falar, tá bom? :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software