1
resposta

[Exemplo] O uso de Chunks.

Aprendendo sobre o conceito dos blocos de conhecimento, os Chunks, percebo que já é algo presente em minha vida.
Lembro desde o começo em um curso de lógica de programação que realizei.

Após a devida introdução a linguagem, começamos pelos fundamentos básicos:

  1. Aprendendo variáveis, constantes e demais tipos de dados:
    Inteiros, strings, booleanos etc.

  2. Estruturar os dados:
    Em arrays e listas, por exeplo.

  3. Utilizar condições e repetições:
    Condicionais if e else que gerem decisões ou repetições em loops para automatização.

  4. Utilizar funções, métodos e criar classes:
    Blocos de códigos para reutilização (com tudo listado acima), orientação de objetos dentro de classes para organização do código e etc.

Esse é um resumo rápido de parte do meu aprendizado.
Vi nele um grande exemplo do que nossa instrutora comentou: "aprender de dentro para fora, começando com coisas pequenas e ir crescendo".
Começamos com o mais básico, a introdução a esse novo conhecimento, e logo após vamos sedimentando em exemplos mais avançados, construindo projetos até o devido aprendizado da linguagem.

1 resposta

Olá, Arthur! Tudo bem?

Que legal ver que você já está aplicando o conceito de "chunks" no seu aprendizado! Pparece que você já tem uma boa noção de como dividir o conhecimento em partes menores e mais gerenciáveis, o que é um excelente começo.

No contexto do curso, a ideia é exatamente essa: pegar um tema complexo e dividi-lo em partes menores, que são mais fáceis de entender e memorizar. No seu exemplo de lógica de programação, você começou com conceitos básicos como variáveis e tipos de dados, e foi avançando para estruturas mais complexas como funções e classes. Isso é um ótimo exemplo de como os "chunks" funcionam!

Para sedimentar ainda mais seus estudos, você pode tentar aplicar algumas dicas. Por exemplo, ao estudar um novo conceito, tente identificar quais são as informações principais e como elas se relacionam com o que você já sabe. Depois, agrupe essas informações de forma lógica e, se possível, use mnemônicos para ajudar na memorização.

Além disso, a prática é fundamental. Quanto mais você pratica, mais sólidos os "chunks" se tornam na sua memória. Tente criar pequenos projetos ou exercícios que utilizem esses conceitos, pois isso pode ajudar a reforçar o aprendizado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!