2
respostas

Exemplo do Som Alto

Bom dia!

Não sei se é nossa cultura, mas pensem nessa fala: "Você pode diminuir o volume porque se não eu não consigo dormir?". Imediatamente me vem a mente que, apesar de estar expressando nossa necessidade de forma sincera e seguindo a CNV, o outro lado vai julgar imediatamente no chamando de egoísta, que só pensamos em nós e não nos outros.

Como lidar com isso?

2 respostas

Olá, Rudson, tudo bem?

Acredito que a comunicação não violenta está baseada no princípio da honestidade. Sendo assim, falando de forma respeitosa, é importante que você diga como se sente com relação ao comportamento do outro (no caso manter o som alto) e também é importante ouvir o outro, de modo que vocês possam chegar num consenso agradável para as duas partes.

Sei que esse é o mundo ideal, mas é importante lembrar que é válido nos expressarmos e estarmos abertos à feedbacks como consequência dessa ação. O importante é que todo este processo ocorra de modo harmonioso entre todas as pessoas.

Obrigada pela participação, quaisquer dúvidas, estou à disposição.

Bons estudos!

Oi Bruna,

Sim concordo. Entendo que este exemplo é um extremo, mas geralmente, o tipo de pessoa que toma uma ação dessa de ligar o som de madrugada (talvez esteja emitindo um julgamento aqui) costuma, seja qual for a razão dela, querer confusão.

Deste modo, a resposta pode ser bem ríspida! A pessoa que conhece os princípios da comunicação não violenta precisa ir com isso mente, pois precisará estar pronta para a resposta.

Obrigado novamente,