3
respostas

Exemplo de uma boa definição de produto

Estou prestes a registrar a definição do produto do time ágil em que eu participo com o scrum master. Entendi bem as premissas para a definição, mas gostaria de exemplos de boas definições de produto. Podem me ajudar?

3 respostas

Não sei se te ajuda muito, mas existem duas técnicas ágeis que acredito que têm muita utilidade nesse processo de definição e ainda colaboram com o engajamento do time. Existe até um curso de Agile na Prática aqui na Alura que poderia te ajudar com isso.

A primeira ferramenta é o tweet do projeto. Isso consiste de levantar as palavras chaves do projeto e então escrever uma apresentação dele em 140 caracteres. O bom dessa técnica é que o desafio de escrever de forma sucinta o que é o projeto e ainda deixar o texto interessante, te faz pensar o que é o principal no produto, o que é o núcleo do produto. Além disso, levantar as palavras chaves junto a equipe vai facilitar na hora de escrever a definição formal depois.

Por exemplo, um tweet de definição de um produto que é um aplicativo móvel de auxílio a vendedores de marmita:

chegou a plataforma que melhorará as oportunidades de vendas de marmitas e a vida do vendedor. Nosso time mita #Maismita

A segunda técnica que pode te ajudar muito é a da caixa do produto. Imagine que você vá comprar um produto. O que costuma vir na caixa? Imagens representativas, principais funcionalidades, versão, pra que serve, etc. Então, fazer uma versão física da caixa do seu produto de maneira aumentada, pode ajudar muito, mesmo que seja apenas uma caixa fictícia.

Por fim, vou dar um exemplo que eu pessoalmente gosto de uma definição de visão de produto que escrevi como teste antigamente:

Exemplo: Maismita - sistema que ajuda a vender marmitas.

"Para produtores e vendedores de marmita que possuem dificuldade de encontrar mais clientes para os seus produtos, o Maismita é um sistema de marketing e análise de informações de venda que casa a necessidade dos clientes terem uma boa refeição com as melhores ofertas de marmitas do mercado. Ao invés de o vendedor ter que divulgar em várias plataformas de marketing, o Maismita conta com divulgação automática nas principais mídias sociais e de divulgação, apresenta relatórios de vendas e de mercado para que eles possam melhorar suas vendas e ainda fornece canais de comunicação para os clientes solicitarem o produto, via site, aplicativo móvel, ligação e até WhatsApp e Facebook."

Obrigado pela resposta Guilherme.

No treinamento de Métodos Ágeis foram elencadas as seguintes perguntas a serem respondidas.

Qual é o objetivo? Ok, o Maismita quer facilitar o vendedor de marmitas a expandir seu público.

Porque esse projeto agregará valor? Ok, ele permite acesso a um público que antes o vendedor não tinha.

Como medir se o projeto foi bem sucedido? Não achei essa resposta nesta definição de produto.

O que acha?

Para medir se o projeto foi bem sucedido, nós temos os critérios de sucesso.

Os critérios de sucesso podem ser analisados em dois principais grupos, o critério baseado em atividade e o critério baseado em valor

O critério baseado em atividade é o que analisa o resultado pelas entregas e realizações de objetivos. São os critérios que geralmente começam com as palavras "lançar", "construir", "criar", "liberar", etc.

Um exemplo seria:

Critério de sucesso: Lançamento de uma plataforma integrada que ajude os vendedores de marmita a vender mais.

O critério baseado em valor medem a entrega de valor para a organização ou para os seus clientes, e seus principais tipos são:

  • Aumentar um resultado em x%.
  • Aumentar um resultado de x para y.
  • Conseguir retorno sobre investimento no tempo de x .

No caso do Maismita poderia ser

Critério de sucesso: Aumentar as vendas de marmita dos nossos parceiros em 40% no primeiro ano de funcionamento.

O ideal em projeto, é termos critérios baseados em valor, mas nem sempre temos essa informação em mãos no início do projeto, além de que a direção da organização pode não compartilhar esses objetivos estratégicos.

Sendo assim, é comum começarmos com um critério baseado em atividade, como no caso da descrição anterior do Maismita, e então evoluir esse critério de sucesso de forma iterativa.

Obrigado por lembrar da importância de deixarmos mais claro os critérios de sucesso do projeto.