Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Exemplo de traceroute com rotas alternativas

Vimos exemplos em que são enviados três pacotes e apenas uma rota foi utilizada para cada salto. Gostaria de ver um exemplo de uso do traceroute mostrando que rotas alternativas foram utilizadas em um determinado salto. Muito obrigada!

3 respostas
solução!

Bom dia Luciana, tudo bem?

Quando um dos pacotes das três colunas é perdido é mostrado um * . Isso pode representar alguns problemas no link como por exemplo latência (tempo de ida e volta) muito altos, ou que nosso pacote tomou uma rota diferente da primeira máquina.

Isso depende muito da rede do provedor de serviços. Por exemplo, mandamos um pacote agora, mas no momento seguinte o link no qual o primeiro pacote foi enviado pode ter ficado indisponível (congestionamento na rede do provedor, queda de serviço, etc).

Os três pacotes encaminhados no traceroute ajudam a verificar problemas de configuração em uma rede (por exemplo, um dos pacotes apresentar 180ms de tempo de ida e volta e os outros dois apresentarem 2ms, isso indica que há um problema em nosso link, seja de congestionamento, seja de configuração de rotas, etc).

Quando temos alguma perda de pacote, podemos rodar o traceroute de novo com o objetivo de verificar se o pacote foi perdido ou se ele mostra que o pacote pegou uma outra rota.

Segue um exemplo de traceroute que houve perdas de pacotes, o que pode representar múltiplas rotas:

https://store.donanimhaber.com/82/f3/01/82f3019cc3c4514d440234ffdf3810cd.jpg

Consegui ajudar?

Abs

Bom dia Rafael,

Perfeito!

Muito obrigada!

Abs

Olá Luciana,

Magina, qualquer dúvida, estamos à disposição :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software