1
resposta

Exemplo de prompt: One-Shot.

Boa noite, galera!

Dentro dos conceitos de prompts que aprendemos, visei trabalhar nessa atividade com o One-Shot Prompting. Precisei apenas adicionar um único exemplo para que o ChatGPT compreendesse o resultado que eu precisava.

Também coloquei uma regrinha de sinais para automatizar ainda mais o processo.

Segue o prompt:

//////////////////////////////////////////////////////////////////////
Chat, analise esse modelo de "Checklist" fictício que eu pretendo utilizar para encerrar atendimentos no serviço:

Patrimônio: 123456
Antivírus instalado: SIM
Hostname correto: SIM

Agora irei lhe passar uma pequena lista com diversos patrimônios e preciso que você me devolva no formato acima.

Um adendo, aqueles números que estiverem acompanhados de um '*' estão com o hostname incorreto e aqueles com '!' estão sem antivírus instalado. Então em seus checklists, altere a linha com um NÃO.

Segue a lista:
524863
658741*
475696!
745546
545454*
487562!*
//////////////////////////////////////////////////////////////////////

Ele compreendeu:
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E fez conforme solicitado:
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi, Arthur. Tudo bem com você?

Sua abordagem para o exercício de one-shot prompting é muito boa. Você demonstrou como um único exemplo, combinado com uma instrução clara, pode direcionar a IA a produzir o formato e o resultado desejados.

É ótimo ver que você aplicou o conceito em uma situação prática, usando a IA para automatizar uma tarefa real. Isso mostra um entendimento profundo de como a engenharia de prompts pode ser usada para resolver problemas do dia a dia.

Obrigado por compartilhar seu aprendizado no fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!