1
resposta

Exemplo de Organização de Requisitos

Olá, Poderia enviar um exemplo pratico de um cenário com requisitos em um quadro com histórias de usuários, prioridade, etc.... Ou seja, um exemplo que esteja de acordo com Ireb.

1 resposta

Olá, Osvaldo! Como vai?

Imaginemos um projeto de software para um sistema de biblioteca. Podemos criar um quadro de histórias de usuários (User Stories) para organizar os requisitos.

O quadro poderia ser dividido em colunas como: "Para fazer", "Fazendo" e "Feito". Cada cartão (ou post-it) representaria uma história de usuário. Por exemplo, um cartão poderia dizer: "Como um bibliotecário, eu quero catalogar um novo livro, para que ele esteja disponível para empréstimo".

Cada cartão poderia ter um campo de prioridade, que pode ser definido em conjunto com o Product Owner e as partes interessadas. Por exemplo, a história de usuário "Como um bibliotecário, eu quero catalogar um novo livro" pode ter uma prioridade alta, pois é uma funcionalidade central do sistema.

Além disso, cada cartão poderia ter um campo de esforço estimado, que pode ser definido pela equipe de desenvolvimento. Por exemplo, a história de usuário "Como um bibliotecário, eu quero catalogar um novo livro" pode ter um esforço estimado de 3 dias.

Esta é apenas uma sugestão de como organizar os requisitos e que a melhor forma de organização pode variar dependendo do contexto do projeto e da equipe.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software