1
resposta

Exemplo de normalização

Em uma situação onde eu tivesse os dados de uma escola de aulas particulares, por exemplo, e as aulas fossem ministradas de acordo com a disponibilidade do professor. E às vezes tem mais professores e outras vezes, menos professores. Logo a quantidade de aulas ministradas e professores disponíveis variam ao longo de tempo. Faz sentido fazer a normalização do faturamento da escola com destes dados apresentados? De aulas ministradas e professores. Caso isso faça sentido, o que vai diferenciar se eu uso os dados de aulas ou de professores seriam as respostas e perguntas que estou buscando?

1 resposta

Oi Eduardo! Tudo bem com você?

Desculpa a demora em te trazer um retorno.

Quanto a sua dúvida geral, qualquer normalização ou alteração nos dados faz sentido se para o objetivo da sua aplicação isso fizer sentido também, afinal, quando trabalhamos com dados, toda a análise que fazemos é objetivada no produto final.

Por exemplo, se você deseja analisar apenas o faturamento médio da escola no geral, sem considerar o peso que a variação das aulas e professores ministrados ao longo do tempo pode fazer, então não faz sentido fazer uma divisão. Ou mesmo, a depender da situação, pode ser que uma divisão simples não faça sentido para a análise, podendo assim, considerar realizar até uma média ponderada, dando menos peso aos meses que não tiveram muitas aulas. Então vai depender muito dos dados que você tem e de seu objetivo no projeto.

Quanto a última pergunta, se no seu dado tem esses dois valores separados, aconselho realizar um estudo de seus dados e verificar se o uso de dados de aulas iria impactar mais, menos ou não impactaria tanto o produto final em comparação com os dados dos professores, ou seja, a resposta vai depender do seu banco de dados. Inclusive, se mesmo depois de um estudo essa dúvida ainda ficar, você pode dividir seu projeto em três casos, um que utiliza os dados das aulas, outro dos professores e outro caso incluiria as duas análises.

Espero ter te ajudado, bons estudos!