1
resposta

Executável com ícone personalizado

Boa noite a todos! Tudo bem?

Estou com uma dúvida, estou aprendendo c e c++, e queria gerar arquivos exe com ícones personalizado, para não ficar com a aquele visual padrão do windows e do linux. Como faço isso?

1 resposta

No Windows, você pode fazer isso adicionando um arquivo resources.rc, colocando lá o seguinte:

MAIN ICON "icone.ico"

Sendo icone.ico o nome do seu ícone, em formato .ico, se estiver na mesma pasta que esse resources.rc. Lembre-se de incluir esse arquivo na compilação, eu não tenho Windows aqui agora para testar, mas vi fazerem assim pelo Code::Blocks e mais gente falou que funcionou. Já no Linux, você deve criar um arquivo .desktop, configurar lá o caminho para o executável, o caminho para o ícone e outras informações pertinentes.

Não é muito prático trabalhar assim, por isso eu indico frameworks para o desenvolvimento de aplicações como uma forma de facilitar seu trabalho. Eu uso o Qt para desenvolver multiplataforma em C++, e gosto bastante. A IDE Qt Creator tem esse tipo de coisa já pronta, e as bibliotecas do Qt são muito completas e fáceis de usar.

A Alura ainda não tem nenhum curso sobre Qt, mas ainda sim te indico ele caso queira seguir nesse caminho.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software