Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Execução dos "alerts" corretos

No script proposto, o tio Ben esqueceu de fechar aspas na palavra programa, - da linha alert("programa); - gerando erro de sintaxe.

Minha dúvida é, por que os "alerts" anteriores não foram executados, já que estão corretos, e, segundo as aulas anteriores, os navegadores interpretam os códigos da esquerda para direita, de cima para baixo. Ou seja, não deveria haver falha apenas no momento de interpretar o comando alert("programa); ?

1 resposta
solução!

Fala, Marcos! Tudo bem contigo?

Desculpe a demora em dar um retorno!

O que acontece é que, quando executamos ele confere se tudo que está no código está compilando. Isso não significa que os comandos e criações que utilizou esteja errado. A grosso modo, posso utilizar um método que esteja compilando, mas posso chamar uma variável errada. Logo, o problema não é minha escrita, mas sim o que invoquei.

É a mesma coisa de escrever um texto, em algum editor de texto com correção ortográfica, de maneira que não haja sentido algum entre as palavras e o corretor não acusará nenhum erro de ortografia, mas se eu trocar "casa", por "caza", logo ele vai acusar em vermelho. Ele não vai estar "compilando" . Deu p/ entender essa analogia, Marcos?

Se eu tentar rodar um código que não esteja compilando, ele dará erro e não mostrará nada, como foi o caso do exercício usando Javascript. Isso acontece em Java, Python e muitas outras.

Experimente, retirar as aspas do último parênteses.

Veja que ele não acusará erro e vai rodar normalmente, porém não aparecerá o último alert. Está errado? Para o código não, porque ele esta entendendo que o que você colocou no parênteses foi uma variável, mesmo que não tenha criado.

Agora, já dando um spoiler para o que virá (rs), antes do primeiro alert coloque a seguinte variável

var sim = "sim";

Ficando da seguinte forma

<meta charset="UTF-8">
<script>

    var sim = "sim";
    alert("Isso");
    alert("é");
    alert("um");
    alert("programa");
    alert(sim);
</script>

Rode o código?

Voltou ao normal.

Agora o que você invoca no último alert é uma variável e não mais uma simples string

Espero ter ajudado, Marcos?

Um abraço e bons estudos