Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
13
respostas

execução do MySQL

Bom dia. Estou começando no node.js e estou com dificuldade para continuar pelo fato de não conseguir executar os comandos no terminal do mysql. Eu instalo normalmente no node e aparece na minha pasta conforme está mostrando na aula, mas quando chego no mysql e digito o comando "mysql -u root -p" da erro na sintaxe. Já desinstalei algumas vezes, tentei refazer, mas o erro persiste. Eu uso o windows. Alguem consegue me ajudar?

13 respostas

Você consegue mandar aqui a mensagem de erro exatamente como aparece pra você?

Primeiro ele pede a senha, eu entro e aparece esta mensagem:

"Enter password: ** Welcome to the MySQL monitor. Commands end with ; or \g. Your MySQL connection id is 8 Server version: 5.7.17-log MySQL Community Server (GPL)

Copyright (c) 2000, 2016, Oracle and/or its affiliates. All rights reserved.

Oracle is a registered trademark of Oracle Corporation and/or its affiliates. Other names may be trademarks of their respective owners.

Type 'help;' or '\h' for help. Type '\c' to clear the current input statement."

Depois dou este comando "mysql> mysql -u root -p;" e aparece está mensagem:

ERROR 1064 (42000): You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'mysql -u root -p' at line 1

Welcome to the MySQL monitor. Commands end with ; or \g. Your MySQL connection id is 8 Server version: 5.7.17-log MySQL Community Server (GPL)

Copyright (c) 2000, 2016, Oracle and/or its affiliates. All rights reserved.

Oracle is a registered trademark of Oracle Corporation and/or its affiliates. Other names may be trademarks of their respective owners.

Type 'help;' or '\h' for help. Type '\c' to clear the current input statement."

Essa mensagem quer dizer que você já está dentro do MySQL, então você não precisa fazer mysql -u root -p, é só usar normalmente

Mas depois disso eu sigo as orientações da aula, mas sempre da a seguinte mensagem de erro por exemplo:

mysql> show table; ERROR 1064 (42000): You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near '' at line 1

É porque faltou um S, o comando é show tables. Claro que para fazer esse comando você precisa ter um banco de dados e ter selecionado.

Então, uma vez que você está conectado não precisa dar o comando

mysql -u root -p

Perceba que o terminal já mostra que você está dentro do mysql com mysql>no começo da linha. Ele dá erro de sintaxe pois como já está dentro do mysql ele tenta executar o que você digitou como um comando SQL, e não é, daí o erro de sintaxe. Por isso, logo após você digitar a senha já pode criar suas tabelas e/ou digitar alguma query SQL.

Daniel, até com o esse aparece erro:

ERROR 1046(3D000): No database selected.

Talvez o meu erro então esteja em não saber fazer essa relação com o banco de dados. Eu não sei nada de dados, comecei ontem no curso do mysql para poder me ajudar nessa parte do node, mas encontrei dificuldade nisso. Não consigo construir a tabela do curso.

Então, vamos bem passo a passo. Para usar o show tables você precisa estar com um banco de dados selecionado e para selecionar um banco de dados você precisar criar um. Vamos criar um banco de dados com o comando

create database nomeDoSeuBanco

E para seleciona-lo você faz

use nomeDoSeuBanco

com o banco de dados criado e selecionado você pode fazer tudo dentro dele praticamente, criar e excluir tabelas, mostrar as tabelas que existem. Recomendo mesmo que você faça o curso de MySQL, qual dificuldade você encontrou nele?

Muito bom Daniel, já consegui dar um paço, rs. Como faço agora pra trazer a tabela que criei no node para este terminal do MySQL como feito na aula?

No MySQL meu problema era o mesmo, eu estava usando o comando, mas eu já estava dentro do mysql como a Giovana disse. Agora eu acho que não vai ter mais esse erro.

Hmm, eu não manjo muito de Node mas antes só para testar Gil, roda esse comando aqui pra mim no terminal do MySQL e cola a saída aqui

show databases;

mysql> show databases; +---------------------+ | Database | +---------------------+ | information_schema | | casadocodigo_nodejs | | mysql | | performance_schema | | sys | +---------------------+ 5 rows in set (0.00 sec)

mysql>

solução!

Certo, faz assim:

use casadocodigo_nodejs;

E

show tables;

Deve aparecer a tabela que você criou no node

Obrigado Daniel e Giovana, já estou conseguindo criar minhas tabalas, vcs me ajudaram muito. Agora posso continuar a caminhada. ;)