5
respostas

Execução do kibana

Caro professor, conforme orientações do capítulo, eu tentei executar o kibana através do comando ./kibana e a seguinte mensagem aparece na linha de comando: "unable to find usable node.js executable." Para os estudos, estou usando uma VM com ubutu instalado. O Elasticsearch está em funcionamento. Já pesquisei na internet como resolver esse problema mas nada encontrei. Poderia me ajudar? Grato pela atenção.

5 respostas

Olá Rodrigo, tudo bem?

Poderia fornecer mais detalhes do seu ambiente? Você poderia informar qual a versão do Elasticsearch e do Kibana você está utilizando?

Aguardo o seu retorno!

Meu ambiente é o seguinte:

1. Montei uma VM e instalei o ubuntu;
  2. A partir do meu diretório pessoal, criei o diretório Programas (onde ficam os programas instalados / descompactados).
  3. Atribui a esse diretório e subdiretórios a permissão 777.
  4. No diretório Programas instalei versões indicadas pelo professor. Na visão da linha de código, temos: rodrigo@servidor-ubuntu:\Programas\elasticsearch-2.3.1 rodrigo@servidor-ubuntu:\Programas\kibana-4.5.0
  5. Ao acessar o diretório bin do kibana e executar o comando ./kibana, a mensagem unable to find usable node.js executable.

Aparentemente o seu ambiente está Ok Rodrigo, então esse erro é bem estranho.

Você poderia fornecer mais alguns detalhes sobre o seu ambiente Rodrigo ? Você tem alguma versão do Node.js (executa códigos JavaScript) instalado na sua máquina? Você poderia tentar executar também uma o outra versão do Kibana?

Daniela, bom dia. Meu ambiente no ubuntu foi montado exclusivamente para o curso, e as versões que estou utilizando são as indicadas pelo professor. A versão do elasticsearch instalada foi a recomendada no curso, bem como a versão do kibana também. Infelizmente as instruções que o professor deu para inicializar o kibana não funcionam.

Talvez seja o caso de precisar declarar alguma variável de ambiente no ubuntu para que o kibana consiga startar. Mas nada foi falado no curso, e também eu não encontrei nenhuma referência na internet. Seria essa a causa ? Qual solução vocês dariam nesse sentido?

Certo Rodrigo, segui as instruções passadas pelo instrutor e funcionou sem problemas no meu ambiente, então para tentarmos identificar o que pode estar acontecendo no seu ambiente, precisamos realizar algumas verificações.

Como por exemplo, você tentar utilizar uma versão mais recente do Kibana, para verificar se vai ser executada sem problemas. Você poderia também tentar realizar a instalação do Node.js para verificar se dessa forma o Kibana 4.5.0 ira iniciar, já que no erro informa que o Kibana não inciou por incapaz de encontrar o executável node.js utilizável. Caso você queira realizar a instalação do Node.js e não saiba como proceder, você pode seguir o passo a passo disponibilizado neste link

Qualquer dúvida é só falar!