1
resposta

Execução do arquivo Monitoramento Sistema Timer

Olá! Estou gostando muito de desbravar este mundo Linux neste curso :) Surgiu um problema relacionado a execução de scripts. Ao executar o arquivo monitoramento-sistema.timer com o comando sudo systemctl start monitoramento-sistema.timer o terminal lança este erro:Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Ao verificar os logs com journalctl -xe eu me deparo com esta saída: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade . O que eu faço para conseguir fazer com que o meu arquivo execute o script?

1 resposta

Olá, Brenon!

Que bom saber que você está gostando do curso de Linux!

Pelo erro que você encontrou, parece que o arquivo monitoramento-sistema.service não está carregado, o que impede o monitoramento-sistema.timer de ser iniciado. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para tentar resolver o problema:

1. Verifique o arquivo de serviço: Certifique-se de que o arquivo monitoramento-sistema.service está no diretório correto (/etc/systemd/system/) e que está configurado corretamente. Ele deve conter todas as informações necessárias para iniciar o serviço.

2. Recarregue o daemon do systemd: Sempre que você fizer alterações nos arquivos de serviço ou timer, execute:

sudo systemctl daemon-reload

3. Habilite o serviço: Antes de iniciar o timer, o serviço precisa estar habilitado. Execute:

sudo systemctl enable monitoramento-sistema.service

4. Verifique o status do serviço: Veja se o serviço está funcionando corretamente:

sudo systemctl status monitoramento-sistema.service

5. Inicie o serviço manualmente: Tente iniciar o serviço manualmente para verificar se há outros erros:

sudo systemctl start monitoramento-sistema.service

6. Verifique os logs: Se ainda houver problemas, consulte os logs específicos do serviço:

sudo journalctl -u monitoramento-sistema.service

Depois de seguir esses passos, tente novamente iniciar o timer com:

sudo systemctl start monitoramento-sistema.timer

Bons estudos!