Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Exclusão de várias linhas de um DataFrame

Boa noite, eu tenho um DataFrame com 130 linhas (Index 0 até 130). Mas só me interessam as linhas do index 0 a 9. Como faço para excluir o index 10 ate o final?

No código que estou fazendo:

saldo_win = df_b3_copia.copy() saldo_win = saldo_win.drop([12, 128], axis=0)

Ele está excluindo as linhas 12 e 128 respectivamente, como faço para que seja da 12 ATÉ a 128?

Obrigado.

2 respostas
solução!

Oii Rodrigo! Tudo bem com você?

Uma opção para excluir suas linhas, seria fazer um laço que percorra os índices que você deseja excluir, e realize a exclusão dessas linhas uma por uma. Por exemplo:

saldo_win = df_b3_copia.copy()

for index in saldo_win.index[12:]:
        saldo_win.drop(index, axis = 0, inplace = True)

Nesse laço, estamos percorrendo os index de 12 até o último index e excluindo as respectivas linhas.

Mas vou te ensinar uma outra forma de selecionar apenas as linhas de seu interesse também. Vamos lá:

Para selecionarmos apenas as linhas que são de seu interesse, podemos utilizar o iloc. Vamos fazer um breve exemplo só pra entendermos melhor como ele funciona.

Suponha que eu tenho o dataframe abaixo armazenado em uma variável chamada df:

dataframe de exemplo com index de 0 a 4 e contendo 6 colunas

Esse dataframe possui o index de 0 até 4, mas as únicas linhas que me interessam são da 0 até a 2. Para selecioná-las, posso fazer o seguinte:

df.iloc[0:3]

E esse é o resultado:

dataframe de exemplo com index de 0 a 2 e contendo 6 colunas

Sendo assim, podemos ver que o iloc seleciona os índices no intervalo que é passado para ele. Como fizemos iloc[0:3] ele selecionou as linhas 0, 1 e 2, portanto, do intervalo que passamos para esse método, ele não seleciona o último número do intervalo, que no caso, era o 3.

No caso da sua seleção então, como você disse que quer apenas as linhas de 0 a 9, podemos fazer ela da seguinte forma:

saldo_win = df_b3.iloc[0:10]

E isso já deve selecionar as linhas que você deseja :)

Espero que isso te ajude. Se ficar com alguma dúvida é só avisar!

Bons estudos!

Boa tarde Milena, tudo bem e com você? Ajudou muito, obrigado! No fim eu já tinha feito pela maneira do loc, mais fácil selecionar o que preciso e criar uma cópia do df.

Obrigado pela atenção e pela ajuda!