2
respostas

EXCESSO DE ATIVIDADES

Queria trazer esse debate para discutir. Sei que no cursod e foco quer demonstrar um maior equilibrio entre vida e trabalho, no entanto alguns momentos da nossa vida não permitem isso. A atividade fisica eu tenho considerado importante, porque vejo que a falta dela afeta meu desempenho de estudos e trabalho.

O que motivou o post. Na aula reflexão e ação a professora fala de um momento que a marcela teve o dia cheio e ainda é terça feira. Sinto que a minha vida esta assim desde que terminei a faculdade de direito. Mudei de carreira e para isso passei a estudar 10 a 12h dia programação, consegui meu trabalho, no entanto agr me vejo novamente em busca de um nova recolocação de trabalho. E para isso vejo a necessidade de estudar várias coisas, para me mostrar relevante, fazer projetos, escrever, me candidatar, me preparar. O planejamento é essencial eu concordo, mas nessa área ou em qualquer outra não vejo outra forma de se mostrar um profissional relevante, sem que você tenha milhares de horas ocupadas da sua vida, focado em aprendizado e estudo. Desculpem o tom melancolico, mas gostaria de levantar esse ponto de discussão.

2 respostas

Olá, Apolo!

Entendo perfeitamente a sua preocupação e, de fato, é um desafio equilibrar todas as demandas da vida moderna, especialmente quando estamos buscando nos destacar em uma nova carreira. Parece que há sempre mais a ser feito, mais a ser aprendido, e o tempo nunca é suficiente, não é mesmo?

A aula "Reflexão e ação com foco" busca justamente trazer algumas estratégias para lidar com essa sensação de sobrecarga. Como mencionado na aula, é importante entender que a vida tem fases e que nem sempre estaremos no mesmo ritmo. Há momentos de maior intensidade, como o que você está vivendo agora, e momentos de menor intensidade. O importante é não se deixar levar pelo sentimento de que essa correria será para sempre.

Além disso, a aula sugere algumas estratégias que podem te ajudar a lidar com a sensação de sobrecarga:

1. Foco: Tentar manter o foco em uma tarefa de cada vez pode ajudar a aumentar a produtividade e a sensação de realização.

2. Não dever nada: Manter suas responsabilidades em dia pode evitar a sensação de estar sempre correndo atrás.

3. Autoconsciência e reflexão: É importante ter um momento para refletir sobre o seu dia, o que foi realizado e o que pode ser melhorado. Essa reflexão pode te ajudar a identificar tarefas que estão consumindo muito do seu tempo e que podem ser otimizadas ou até mesmo eliminadas.

4. Cuidar de si mesmo: Por fim, mas não menos importante, é essencial reservar um tempo para cuidar de si mesmo. Como você mencionou, a atividade física tem um impacto significativo no seu desempenho de estudos e trabalho. Portanto, é importante garantir que você está cuidando do seu bem-estar físico e mental.

Lembre-se, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Portanto, é importante experimentar diferentes estratégias e ver o que funciona melhor para você.

Espero ter ajudado e bons estudos!

O sentimento é sempre é esse mesmo, de que nunca vou ter tempo, e agora com esse mercado mais normal e não tão aquecido ser junior chega a ser injusto. Mas estou tentando focar nisso, para melhorar e ficar mais tranquilo.