Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Exceptions checked e unchecked

Olá, tudo bem? Eu não entendi muito bom o uso dos dois tipos de exceptions. Tipo, eu entendi que checked é uma exceção da qual eu quero tratar, ai entrária o try e o catch. O unchecked eu entendi que não é obrigatório o tratamento.

A parte que eu não entendi, foi como eu sei que algun método ou qualquer outra coisa tem uma exception unchecked? E caso eu quisesse ou tivesse que fazer essa exception unchecked ser checked?Seria o mesmo modo de tratamento pelo try catch?

1 resposta
solução!

Oie Matheus, tudo bem contigo?

No geral é só com o tempo que você vai ir percebendo quais métodos e situações podem levar a uma exception unchecked já que elas ocorrem em tempo de execução, ou seja, elas só vão ocorrer no momento que você colocar para executar seu programa e no geral essas erros são irrecuperáveis, onde a única solução reiniciar o programa.

Não existe como transformar uma exception unchecked em checked, pois como dito acima as unchecked ocorrem em tempo de execução e muitas vezes são imprevisiveis agora as checked ocorrem em tempo de compilação, ou seja, o programa nem consegue executar se não tiver o try-catch.

Vou indicar alguns artigos que recomendo muito a leitura para melhorar sua compreensão de exceptions, veja baixo:

Espero ter ajudado!

Se restar qualquer dúvida é só mandar por aqui :)

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software