Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Exception no DriverManager.getConnection

Connection connection = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/loja_virtual?useTimezone=true&serverTimeZone=UTC", "root", "root");

Exception in thread "main" java.sql.SQLException: The server time zone value 'Hora oficial do Brasil' is unrecognized or represents more than one time zone. You must configure either the server or JDBC driver (via the serverTimezone configuration property) to use a more specifc time zone value if you want to utilize time zone support.

Como posso resolver isso?

Desde já agradeço a atenção.

3 respostas

Oie Ricardo, tudo bem contigo?

Qual versão do MYSQL você está usando?

Recomendo que você baixe a mesma versão que o instrutor está usando na aula ou use a versão 5.7.3.3 (geralmente nessa versão esse problema consegue ser evitado).

Por isso dá uma olhada na sua versão e tenta baixar a 5.7.3.3, em caso de dúvida estarei a disposição :)

Bons estudos!

Olá Igor,

tentei baixar a versão 5.7.3.3 mas conflitua com a versão que o instrutor está usando: mysql-installer-community-8.0.18.0

li em outros fóruns a seguinte solução: Caso esteja usando a versão 8.0 você precisará alterar a linha value="com.mysql.jdbc.Driver" /> para value="com.mysql.cj.jdbc.Driver" />

tendo em vista o meu código acima não sei onde alterar nele, podes me ajudar?

solução!

Oie Ricardo

No seu código essa alteração ficaria assim:

try {
    Class.forName("com.mysql.cj.jdbc.Driver");
} catch (ClassNotFoundException e) {
    throw new SQLException(e);
} 
Connection connection = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/loja_virtual?useTimezone=true&serverTimeZone=UTC", "root", "root");

Vê se agora funciona, se não desinstala a versão 8.0 e tenta usar apenas a 5.7.3.3

Qualquer coisa coisa fico a disposição :)