4
respostas

Exception ao tentar criar o database, oq devo fazer?

System.Data.SqlClient.SqlException: 'CREATE FILE encountered operating system error 5(Access is denied.) while attempting to open or create the physical file 'C:\Users\nandoAuthDb.mdf'. CREATE DATABASE failed. Some file names listed could not be created. Check related errors.'

4 respostas

Olá Fernando, tudo certo?

Esse erro pode ter ocorrido por falta de permissão para criar itens na pasta C:\Users\<seu usuário>. É nessa pasta onde os bancos de dados são criados pelo Visual Studio. Uma possibilidade é executar o Visual Studio com provilégios de administrador ou então modificar os privilégios da pasta em questão, mas isso não é recomendado no caso desta pasta.

Também é possível criar o banco de dados em uma pasta que o usuário tem controle, como uma pasta chamada Banco de dados dentro da pasta Documentos. Ou até mesmo na área de trabalho, mas aí já é mais questão de gosto.

Bons estudos!

Olá fabiano, tudo bem?

Como eu faço isso, para dar a permissão? eu tentei aqui e não consegui, e sim executei como Adm o VS mas não adiantou, poderia me ajudar?

Obrigado!

Na hora de criar o banco de dados pelo Object Explorer em um campo que você pode escolher a pasta que o arquivo será criado. É só alterar o destino dessa pasta:

Com isso você pode criar o banco em pastas como alguma pasta dentro de documentos, alguma pasta na área de trabalho ou criar uma pasta na raíz do disco, como em C:\BD ou qualquer outra pasta que seu usuário criou.

Sugiro fazer dessa forma, porque senão é necessário entrar em propriedades da pasta e fazer umas alterações de usuários e grupos, que não é tão simples.

No aguardo para saber se funcionou.

Olá fabiano essa solução só serve caso eu queira criar manualmente...

Gostaria de utilizar o Dbcontext do Entity para fazer a criação automáticamente, toda vez q tento criar da essa expection.

No entando, ao realizar dessa maneira, manual, eu consigo adicionar as tabelas, o que me tem dificuldado é a criação do banco em si gostaria de habilitar essa opção, para não ocorrer essa exception toda vez que tenho que criar um novo projeto usando entity,

Obrigado!