4
respostas

Exception ao tentar criar o database, oq devo fazer?

System.Data.SqlClient.SqlException: 'CREATE FILE encountered operating system error 5(Access is denied.) while attempting to open or create the physical file 'C:\Users\nandoAuthDb.mdf'. CREATE DATABASE failed. Some file names listed could not be created. Check related errors.'

4 respostas

Olá Fernando, tudo certo?

Esse erro pode ter ocorrido por falta de permissão para criar itens na pasta C:\Users\<seu usuário>. É nessa pasta onde os bancos de dados são criados pelo Visual Studio. Uma possibilidade é executar o Visual Studio com provilégios de administrador ou então modificar os privilégios da pasta em questão, mas isso não é recomendado no caso desta pasta.

Também é possível criar o banco de dados em uma pasta que o usuário tem controle, como uma pasta chamada Banco de dados dentro da pasta Documentos. Ou até mesmo na área de trabalho, mas aí já é mais questão de gosto.

Bons estudos!

Olá fabiano, tudo bem?

Como eu faço isso, para dar a permissão? eu tentei aqui e não consegui, e sim executei como Adm o VS mas não adiantou, poderia me ajudar?

Obrigado!

Na hora de criar o banco de dados pelo Object Explorer em um campo que você pode escolher a pasta que o arquivo será criado. É só alterar o destino dessa pasta:

Com isso você pode criar o banco em pastas como alguma pasta dentro de documentos, alguma pasta na área de trabalho ou criar uma pasta na raíz do disco, como em C:\BD ou qualquer outra pasta que seu usuário criou.

Sugiro fazer dessa forma, porque senão é necessário entrar em propriedades da pasta e fazer umas alterações de usuários e grupos, que não é tão simples.

No aguardo para saber se funcionou.

Olá fabiano essa solução só serve caso eu queira criar manualmente...

Gostaria de utilizar o Dbcontext do Entity para fazer a criação automáticamente, toda vez q tento criar da essa expection.

No entando, ao realizar dessa maneira, manual, eu consigo adicionar as tabelas, o que me tem dificuldado é a criação do banco em si gostaria de habilitar essa opção, para não ocorrer essa exception toda vez que tenho que criar um novo projeto usando entity,

Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software