6
respostas

Excel + Javascript

Bom dia a todos, gostaria da seguinte ajuda tenho um projeto para iniciar, mas estou travado, preciso pegar um arquivo excel ler ele e popular uma tabela, usando javascript, alguem tem ideia de como posso fazer isso? Grato desde já!

6 respostas

Oi Pablo, aí deu ruim.. Para vc pegar o arquivo excel vai precisar acessar o sistema de arquivos do usuário e isso não é permitido pelo navegador. Uma outra opção seria vc usar uma linguagem de backend, pode até ser javascript mesmo(com nodejs), receber esse arquivo via upload, ler, montar o html da resposta e exibir para o usuário.

Você pode fazer com java ou outra linguagem também.. Aqui no alura não temos nenhum curso específico disso :(.

Alberto muito obrigado pelo feedback, vou estudar então o nodejs mais a fundo e ver oque consigo, mas mais uma vez te agradeço muito pela atenção.

Pablo, alguém disse pra você que teria que ser necessariamente javascript? Até onde eu sei, com qualquer linguagem de servidor (php, java, c#, vb.net...) você consegue receber um arquivo via upload e tratá-lo. Muitos desses recursos inclusive são opensource e gratuitos, como esse para PHP:

PHP-ExcelReader

Mas tenho uma outra sugestão, caso seja compatível com a sua situação, que seria fazer um upload de arquivos .csv que são abertos normalmente no Excel (inclusive o Excel cria associação para abrir arquivos de tal tipo nele mesmo) e são muito mais fáceis de se manipular.

Como o Alberto já disse, qualquer linguagem que execute no cliente, não tem permissões especiais como acessar um arquivo em um diretório do computador.

Abraço e bons estudos.

Então Marco, a principio estava usando c#, mas meus superiores querem usar linguagens voltadas para web , mas eu realmente estou desligado, você citou o php e ele pode ser uma ótima saída. Cara valeu mesmo pelos conselhos e pelas opções, e como sou grato por fazer parte dessa família Alura, na verdade sou um iniciante nesse mundo de desenvolvimento, trabalho como estagiário e estou apaixonado por web mais precisamente o MEAN kkkk, mas vlw mesmo o feedback e espero contar com ajuda a de vocês sempre. Obrigado!

Se você já conhece algo de C#, pode continuar utilizando apenas criando uma aplicação ASP.Net no VS. Existem cursos bons aqui sobre C# e .Net, mas essa tarefa em específico você precisará estudar por si só.

Também queria fazer algo parecido, só não sabia que eu tinha que usar uma linguagem back-end.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software