Eu não fiz o exercíco proposto porque o meu excel não tem a função mais importante que é a procx, então fiz os outros com a procv e proch
Eu não fiz o exercíco proposto porque o meu excel não tem a função mais importante que é a procx, então fiz os outros com a procv e proch
Olá, Matheus. Como vai?
É muito comum encontrar versões diferentes do Excel no dia a dia profissional, e sua atitude de adaptar o exercício com as ferramentas que você tem em mãos (PROCV e H) é exatamente o que um analista de dados faz: resolve problemas com os recursos disponíveis!
Embora o PROCX (XLOOKUP) seja a função mais moderna e versátil, o PROCV (VLOOKUP) ainda é a função de busca mais utilizada no mundo corporativo devido à sua compatibilidade com versões antigas.
Para te ajudar a dominar essas alternativas, deixo alguns pontos técnicos importantes:
O maior desafio do PROCV é que ele só consegue "olhar para a direita". Ou seja, o valor que você está procurando (como o Código do Produto) deve obrigatoriamente estar na primeira coluna da sua matriz de busca. Se o seu Excel não tem PROCX, a alternativa profissional para buscas mais complexas (que olham para a esquerda) é a combinação ÍNDICE + CORRESP.
Notei na sua imagem que você está montando um Dashboard de consultas. Se você usou o PROCV para buscar o "Preço Unitário" com base no "Código", sua fórmula deve estar algo como:=PROCV(C5; TabelaProdutos; 5; 0)
Se você quiser praticar especificamente o PROCX, você pode abrir o seu arquivo no Excel Online (através do OneDrive/Outlook). A versão web é gratuita e sempre conta com as funções mais recentes, incluindo o PROCX e a função FILTRO.
Parabéns pelo esforço em adaptar o conteúdo! Ter o domínio do PROCV e do ÍNDICE+CORRESP tornará você um profissional muito mais resiliente em diferentes ambientes de trabalho.
Você teve alguma dificuldade específica ao tentar inverter a lógica do exercício para o PROCV?
Eu consegui usar bem o Procv. muito obrigado