Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Excel células mescladas resolver com ffill

Colegas, acredito que o ffill mostrado no vídeo, pode me ajudar com relatórios que são gerados com células mescladas no excel (sim, insistem nisso). Salvando em CSV vi que o valor vai pra primeira célula/ocorrência então o ffill preencheria com o de cima sempre. Vocês tem alguma experiência em analisar dados que são gerados em arquivo excel com células mescladas e meu pensamento com o ffill procede? Agradeço.

2 respostas
solução!

Olá Romulo tudo bem com você??

Existe uma possibilidade de funcionar com ffil usando pandas, porém vejo a necessidade tratar os dados antes de forma que a mesclagem de célula seja referente a mesma coluna e não estejam sequenciais.

Contudo, para mim, seria muito mais fácil retirar todas as mesclagens existentes e trabalhar normalmente com a planilha, pois o recurso de mesclagem só é indicado para parte estética realmente, não interagindo bem com nenhuma função, cálculo ou macros no excel. Não é indicado trabalhar com células mescladas =)

Caso consiga algum avanço na sua sugestão, mostra aqui como tratou os dados e se funcionou!

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só chamar!

Muito obrigado pela resposta Victor. Pelos testes que fiz deu certo o com ffill. Mas vou fazer mais testes. Infelizmente, são dados que obtemos de outros sistemas e insistem nesta estética (pode acreditar) e dados importantes do conjunto, quando retiramos a mesclagem só fica o valor na primeira célula/ocorrência até a próxima célula ocorrência. Estava fazendo esse tratamento no excel, ai com o ffill vislumbrei a possibilidade de automatizar este processo no pandas (sou novato no python e pandas tb..rs). O que fiz foi pegar esses dados no excel(xlsx) e salvei como csv que ele tirou a mesclagem e deixou o valor sempre na primeira ocorrência/célula então com o ffill ele preencheu todos os valores abaixo até a próxima ocorrência. Muito obrigado pelo retorno e claro, farei mais testes e caso talvez precise implementar mais algo pra garantir que tudo saia correto, mas sempre bom saber que "tudo dá pra ser automatizado em python"..rs.