Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Excel

Eu preciso criari uma fórmula, onde se em uma celula existe uma palvra especifica, e essa palavra pertence a uma lista de palavras especificas, ela me retorna um valor. Vou citar um exemplo :

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 respostas

Boa tarde Lucia,

Primeiro precisamos organizar o retorno de "Custos Variáveis" e "Receita de Vendas":

Quando você precisa retornar algo a partir de uma variável, essa variável a ser pesquisada precisa ser a base de pesquisa - então ela deve estar na primeira coluna a ser consultada:

!Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Na imagem acima temos a variável - Conta - e sua descrição na frente. No caso do que estamos procurando que é "Pagamento Comissionados/Participantes" ele se encaixa na descrição "Custos Variáveis".

A partir desse modelo de variável/descrição, podemos definir a seguinte formula para ele buscar o valor da variável e retornar a descrição:

=PROCV(A2;F:G;2;0)

A função procv fará uma pesquisa a partir do primeiro valor declarado em base das colunas selecionadas e apontando qual retorno dessas colunas vou retornar. Então, vou procurar "A2 = "Pagamento Comissionados/Participantes" no intervalo "F:G = "Declaração da variável e descrição" retornando ";2" o valor da segunda coluna pesquisada, que é a coluna Descrição, ";0)" o final 0 o procv representa que vc está querendo o valor da pesquisa exato, se houver alguma variação da variável em A2 para a pesquisa na coluna F, ele não vai retornar.

![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Dessa forma vamos ter o seguinte resultado:

![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Espero ter ajudado.

Bom dia Estefano, tudo bem?

Não deu certo. Eu segui a sua orientação mas creio que algo está errado. Segue o pront.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Boa tarde Lúcia,

Nas colunas R e S: A coluna R deve ser exatamente o texto que vc procura, não a classificação, então acho que o que deve ser feito nelas é inverter as posições. Ao invés de R ser "3 - Despesas Fixas" e S ser "Aluguel", elas devem ficar ao contrário. Na R o "Aluguel" e na S "3 - Despesas Fixas".

Me avise se deu certo.

solução!

Deu super certo... estava a um tempão tentando resolver essa necessidade. Mto Obrigada!

ah que bom Lucia,

Qualquer dúvida é só avisar.