Eu preciso criari uma fórmula, onde se em uma celula existe uma palvra especifica, e essa palavra pertence a uma lista de palavras especificas, ela me retorna um valor. Vou citar um exemplo :
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu preciso criari uma fórmula, onde se em uma celula existe uma palvra especifica, e essa palavra pertence a uma lista de palavras especificas, ela me retorna um valor. Vou citar um exemplo :
Boa tarde Lucia,
Primeiro precisamos organizar o retorno de "Custos Variáveis" e "Receita de Vendas":
Quando você precisa retornar algo a partir de uma variável, essa variável a ser pesquisada precisa ser a base de pesquisa - então ela deve estar na primeira coluna a ser consultada:
!
Na imagem acima temos a variável - Conta - e sua descrição na frente. No caso do que estamos procurando que é "Pagamento Comissionados/Participantes" ele se encaixa na descrição "Custos Variáveis".
A partir desse modelo de variável/descrição, podemos definir a seguinte formula para ele buscar o valor da variável e retornar a descrição:
=PROCV(A2;F:G;2;0)A função procv fará uma pesquisa a partir do primeiro valor declarado em base das colunas selecionadas e apontando qual retorno dessas colunas vou retornar. Então, vou procurar "A2 = "Pagamento Comissionados/Participantes" no intervalo "F:G = "Declaração da variável e descrição" retornando ";2" o valor da segunda coluna pesquisada, que é a coluna Descrição, ";0)" o final 0 o procv representa que vc está querendo o valor da pesquisa exato, se houver alguma variação da variável em A2 para a pesquisa na coluna F, ele não vai retornar.

Dessa forma vamos ter o seguinte resultado:
![](
Espero ter ajudado.
Bom dia Estefano, tudo bem?
Não deu certo. Eu segui a sua orientação mas creio que algo está errado. Segue o pront.
Boa tarde Lúcia,
Nas colunas R e S: A coluna R deve ser exatamente o texto que vc procura, não a classificação, então acho que o que deve ser feito nelas é inverter as posições. Ao invés de R ser "3 - Despesas Fixas" e S ser "Aluguel", elas devem ficar ao contrário. Na R o "Aluguel" e na S "3 - Despesas Fixas".
Me avise se deu certo.
Deu super certo... estava a um tempão tentando resolver essa necessidade. Mto Obrigada!
ah que bom Lucia,
Qualquer dúvida é só avisar.