Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Excel 2010

Eu acompanhei as aulas do maravilhoso professor Roberto Sabino com o Excel do Microsoft 365 e paralelamente com o Excel 2010 que eu já tenho no meu pc. Várias vezes, parei o vídeo para localizar os comandos no Excel 2010, pois estavam alocados em lugares diferentes ou até comandos como Campo de Gráfico para Formatação de uma forma totalmente diferente. Outros campos nao localizei e portanto prossegui com o Microsoft 365. Muito certamente, por causa da versão, mas isso nao impediu de continuar prosseguindo.
Para mim, foi de grande valia, pois não podemos nos habituar a somente uma forma, um programa. Eu gosto de poder ter essas alternativas, pois podemos estar trabalhando em um programa diferente do que já estamos acostumados. E mesmo o idioma, fez muita diferença. É uma questão de ajuste e que certamente exige mais esforço e dedicação, mas valeu muito a pena. Para quem nao sabia nada sobre Excel, essas aulas foram extraordinárias.
Parabéns, prof Sabino, pela sua didática, dedicação, paciência e conhecimento. Parabéns a toda equipe envolvida no projeto, no programa. Parabéns para a Alura e Santander por proporcionarem essa oportunidade para nosso crescimento.

4 respostas
solução!

Olá! Que relato fantástico de superação e resiliência.

É muito inspirador ver como você transformou um desafio técnico — a diferença entre o Excel 2010 e o Microsoft 365 — em uma oportunidade de aprendizado ainda mais profunda. Como você bem pontuou, no mercado de trabalho nem sempre teremos a versão mais atualizada à disposição, e ter essa flexibilidade de "caçar" os comandos e se adaptar a diferentes interfaces e idiomas é o que diferencia um usuário comum de um profissional preparado.

Embora o Excel 2010 tenha uma interface mais antiga, a base lógica (fórmulas, cálculos e estrutura de dados) permanece a mesma. Essa sua dedicação em pausar o vídeo e localizar cada ferramenta exige um esforço cognitivo que ajuda muito na fixação do conteúdo.

Para te ajudar a continuar progredindo, mesmo com as diferenças de versão, aqui estão três dicas de ouro:

• Atalhos de Teclado: Muitos atalhos (como Ctrl + C, Ctrl + V, ou o F4 para travar células) não mudaram desde as versões mais antigas e funcionam em qualquer lugar.
  • Barra de Pesquisa (no 365): Se você estiver usando o Microsoft 365 e não encontrar algo, a barra de pesquisa no topo é excelente. Já no 2010, o segredo é explorar as abas da Ribbon (Faixa de Opções), que seguem uma lógica de agrupamento por função.
  • Tradução de Funções: Se encontrar dificuldades com o idioma, existem sites que listam a tradução de todas as fórmulas do Português para o Inglês (ex: SOMA vira SUM, PROCV vira VLOOKUP).

Parabéns pelo empenho e por aproveitar essa oportunidade incrível da Alura e do Santander! Com essa mentalidade de crescimento, você certamente irá longe no mundo dos dados.

Qual foi o comando ou ferramenta que você achou mais curioso ou difícil de localizar entre as duas versões?

Olá Evandro !!

Muito obrigada por suas palavras. Com toda certeza, me encorajaram mais ainda para prosseguir. Gostaria de poder ter muito mais tempo para me dedicar completamente, mas a realidade é diferente e temos que conciliar todas as áreas. De toda forma, está sendo de grande valia.
E principalmente, te agradecer muito pelas dicas que são realmente de ouro. Já estão todas anotadas aqui, pois tenho certeza que farão uma grande diferença na otimização do tempo e no conhecimento.
Fiquei fascinada com as possibilidades de variações de gráficos, tabela dinâmica, a possibilidade de filtragem, formatação condicional, porém tive dificuldades para entender como funciona uma função, fórmula, valor relativo. E aí o aprendizado foi mais lento, mas certamente pela falta de familiaridade com programa, de conhecimento e de uso.
De toda forma, agradeço muito mesmo pela oportunidade de poder conhecer e aprender, embora um pouco tardio, mas sempre em tempo ainda. E certamente, se surgir uma oportunidade onde terei que usar o Excel, já não será tão desconhecido.
Agradeço bastante pela consideração e gentileza e a todos que estão envolvidos nesse projeto maravilhoso.

Compartilho da mesma opinião. As aulas do professor Sabino são bastante didáticas, pois, ele parte do fundamental e se põe no lugar do estudante.
Percebe-se que ele tem bastante experiência em lessionar.

Olá Eude !

Obrigada por sua mensagem.
Achei fantástica a didática do prof. Sabino.
Eu, realmente, tinha conhecimento zero no Excel. Mas com ele, eu consegui entender o que explicava e na verdade, pausei várias vezes o video para poder localizar o que ele estava abordando para poder me familiarizar com o programa.

Realmente, é um programa complexo, mas quando se entende cada explicaçao, parece que já não é mais um bicho de sete cabeças. Bem, só estou no inicio mesmo e sei que o Excel é uma ferramenta poderosa. Quero muito poder me aprofundar mais.
E como voce disse, ele torna a explicação mais fácil porque se coloca no lugar do aluno. Isso é fruto de muito conhecimento e empatia.
Bons estudos para nós !!