Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Exceção java.lang.NoSuchMethodError ao ao deletar aluno.

Olá,

Ao executar o app após implementar o código abaixo:

Activity

@Override
    public void onCreateContextMenu(ContextMenu menu, View v, final ContextMenu.ContextMenuInfo menuInfo)  {
        MenuItem deletar = menu.add("Deletar");
        deletar.setOnMenuItemClickListener(new MenuItem.OnMenuItemClickListener() {
            @Override
            public boolean onMenuItemClick(MenuItem item) {
                AdapterView.AdapterContextMenuInfo info = (AdapterView.AdapterContextMenuInfo) menuInfo;
                Aluno aluno = (Aluno) listaAlunos.getItemAtPosition(info.position);

AlunoDao dao = new AlunoDao(ListaAlunosActivity.this);
                dao.deleta(aluno);
                dao.close();

return false;
            }
        });
    }

DAO

public void deleta(Aluno aluno) {
        SQLiteDatabase db = getWritableDatabase();
        String[] params = {aluno.getId().toString()};
        db.delete("Alunos", "id = ?", params);
    }

Ocorre a exceção abaixo, o app para e fecha:

D/AndroidRuntime: Shutting down VM
E/AndroidRuntime: FATAL EXCEPTION: main
                  Process: br.com.agenda, PID: 23330
                  java.lang.NoSuchMethodError: No virtual method deleta(Lbr/com/agenda/model/Aluno;)V in class Lbr/com/agenda/dao/AlunoDAO; or its super classes (declaration of 'br.com.agenda.dao.AlunoDAO' appears in /data/data/br.com.agenda/files/instant-run/dex/slice-slice_3-classes.dex)
                      at br.com.agenda.ListaAlunosActivity$2.onMenuItemClick(ListaAlunosActivity.java:61)
                      at com.android.internal.view.menu.MenuItemImpl.invoke(MenuItemImpl.java:148)
                      at com.android.internal.view.menu.MenuBuilder.performItemAction(MenuBuilder.java:904)
                      at com.android.internal.view.menu.MenuBuilder.performItemAction(MenuBuilder.java:894)
                      at com.android.internal.view.menu.MenuPopup.onItemClick(MenuPopup.java:128)
                      at android.widget.AdapterView.performItemClick(AdapterView.java:310)
                      at android.widget.AbsListView.performItemClick(AbsListView.java:1156)
                      at android.widget.AbsListView$PerformClick.run(AbsListView.java:3121)
                      at android.widget.AbsListView$3.run(AbsListView.java:4036)
                      at android.os.Handler.handleCallback(Handler.java:751)
                      at android.os.Handler.dispatchMessage(Handler.java:95)
                      at android.os.Looper.loop(Looper.java:154)
                      at android.app.ActivityThread.main(ActivityThread.java:6119)
                      at java.lang.reflect.Method.invoke(Native Method)
                      at com.android.internal.os.ZygoteInit$MethodAndArgsCaller.run(ZygoteInit.java:886)
                      at com.android.internal.os.ZygoteInit.main(ZygoteInit.java:776)
Disconnected from the target VM, address: 'localhost:8799', transport: 'socket'

O mesmo problema acontece quando eu altero o nome do método listarAlunos() para listar(), por exemplo.

1 resposta
solução!

Pessoal, depois de muito pesquisar por mais de 3 horas e batendo cabeça descobri a solução.

Vou postar para ajudar quem, por ventura, passe pelo mesmo problema.

Essa exceção ocorre quando você não possui o recurso para compilar alguma classe, método...

Para resolver, você precisa instalar o recurso pelo SDK Manager.

Contudo, no meu caso, eu não precisava de recurso nenhum pois a classe DAO foi criada por mim e os métodos também. Ocorre que meu notebook está com algum problema de gerenciamento de memória e a JVM estava sem memória e com isso o Gradle não estava compilando as alterações, novos métodos etc. Quando eu executava o app e deletava algum aluno o método de deletar e listar (alterado) não eram encontrados e isso gerava a exceção.

Como resolvi? Reiniciei o Android Studio, tudo voltou ao normal, e em último caso, reiniciar o PC é uma boa também.

Abraço!