1
resposta

Evolução de conceitos tradicionais de marketing

Não se trada de dúvida. E, sim, de uma observação. O Canvas trabalha com conceitos tradicionais, utilizados no marketing há mais de meio século. Desde que o marketing foi trazido para o Brasil, em palestra do pesquisador Karl Boedecker, em 1954, na recém criada FGV, em São Paulo, quando, ainda, se dava importância para qual termo seria utilizado como tradução para o idioma português. Esse relato está no livrinho, de pequeno, mas muito interessante, de Raimar Richers, assistente na época desse esforço. Ao longo do tempo, os conceitos básicos do marketing, que todos estão dentro do conhecido Ambiente de Marketing, foram retrabalhados por outros autores, de acordo com seus valores e percepção daqueles. Poderíamos citar mais de uma dezena dessas novas releituras, cada uma focada para um campo de valor. O Canvas traz, por sua vez, uma tentativa cuidadosa de entender o negócio, o processo e cliente. Vale conhecer. Muito agradecido. Marcelo de Carvalho Silva.

1 resposta

Olá Marcelo.

Tudo bom?

Agradeço muito pela sua observação. Compartilhar conhecimento é muito importante.

Bons estudos e abraços =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software