3
respostas

Evito formulários de contato

Ao assistir o vídeo "2- Analisando Form Hotjar", notei que foi feita toda uma análise no formulário de contato. Notei que nas estatísticas exibidas, a grande maioria dos usuários sai do formulário sem fazer nada. Sei que não é o foco do vídeo discutir isso, porém digo: como usuário, não suporto quando entro num site e vejo que o único meio de contato é um formulário . Parece que a empresa quer se "blindar" de mim, como se me dissesse: "irei atendê-lo se quiser, quando quiser, e se não tiver nenhum problema em minha infraestrutura". Se na página do formulário há um endereço de e-mail, dou a preferência por mandar uma mensagem do meu próprio provedor. Aí posso solicitar confirmações de entrega e leitura. Se a entrega falhar, fico sabendo rapidamente. Tenho muito mais controle da situação.

3 respostas

Oi Leonardo, como vai?

No caso vídeo, acabei não configurando o Hotjar certinho, por isso ele mostrou daquela forma. De qualquer forma conversão de formulários daquela forma nunca é algo que vai bater algo como 80% de conversao.

Tambem prefiro um email direto quando sao empresas tipo a Alura, agora com e-commerce por exemplo prefiro usar o proprio form deles pois em tese aquilo abre um ticket ou algo assim para a equipe de atendimento. Meu grande problema é quando nao me dao um feedback se o email foi ou nao.

O bom do email direto é que voce sabe COM CERTEZA que o email foi enviado, mas se foi direcionado certinho nao tem como saber. :(

Vi aqui que na Alura tem somente o form, passei a sugestao para o time acrescentar isso la!

Abcs e bons estudos!

Esse tópico é excelente! Nno meu caso, sempre dou alternativas para o usuário se comunicar. Se ele acessa o meu site, eu quero que ele consiga mandar emails diretamente do site, mas ele prefere enviar email do GMAIL ou Outlook, eu deixo o endereço de email bem ali, disponível para ele, deixo o telefone, etc.

É sempre bom ouvir o usuário e quanto mais cedo você souber o que ele tem pra falar mais chances terá de retê-lo.

É um fato bem conhecido em Marketing que é muito melhor manter um cliente do que captar outro.

Claro, nem sempre o que o usuário ou cliente têm a pedir é viável ou até mesmo importante (pode fugir do escopo), mas responder às dúvidas dele sempre é importante, mesmo que seja para dizer: Hey, bwoy, desculpa, mas isso não poderá ser feito, porque... justifique-se.

Boa Eduardo!

De fato pesquisa de usuário é um dos fatores determinantes para o sucesso de qualquer solução.

Com relacao ao Gmail no contato, analisamos e alteremos aqui na página de Contato da Alura. Agora temos a opção de mandar email diretamente!

Abcs!