1
resposta

Evitar cálculos na ferramenta de Dashboard

Em determinada parte do vídeo o professor disse que devemos evitar qualquer novo cálculo ou transformação dentro da ferramenta de dashboard. Isso me gerou uma dúvida porque tenho utilizado bastante o Power BI e explorado bastante a utilização de medidas, em que aplico fórmulas para obter informações mais trabalhadas a partir de uma determinada coluna, por exemplo.

Então, partindo desse conceito de que devemos evitar novos cálculos dentro da ferramenta de dashboard, me parece que estamos deixando de explorar a facilidade e a potencialidade que o Power BI nos traz.

Qual a visão de vocês nesse sentido?

Grato.

1 resposta

Oii, Daniel! Tudo bem?

A fala do Instrutor remete a garantia de ter consistência e integridade dos dados ao evitar cálculos/transformações diretamente no dashboard, o que pode gerar inconsistências.

O recomendo é que as transformações ocorram na etapa de ETL ou ELT, já deixando os dados prontos para serem trabalhados no Power BI, garantindo sua integridade. Mas, isso não impede de usar medidas e análises dinâmicas na ferramenta. E dentro do contexto da aula, o instrutor recomenda realizar os cálculos complexos no Data Warehouse.

Então, podemos dizer que tudo depende do contexto que o projeto está inserido e algumas práticas antes durante as transformações dos dados.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida conte conosco.

Até mais!