1
resposta

Evento condicional e timer

Olá, tudo bem?

Estou com uma dúvida em relação a modelagem de processos. Tenho um caso em que um processo pode ser iniciado de duas formas: com o timer (agosto de cada ano, por exemplo) e também com uma condição (necessidade de realizar ajustes). Em ambos os casos as atividades serão as mesmas, o que vai mudar é a condição de início pro evento.

Dessa forma, gostaria de saber como reagir a essa forma. A ideia é mais ou menos essa: https://prnt.sc/tj6u3u

1 resposta

Olá, Leomar! Tudo bem?

Sua ideia está correta sim. Porém, ao utilizar o gateway exclusivo, você está ilustrando que ou o processo vai se iniciar em uma data prevista (agosto de cada ano no exemplo), ou vai ser acionado quando houver necessidade de realizar ajustes, ou seja, apenas um destes caminhos pode ser seguido. Se no seu processo, a necessidade de realizar ajustes em um momento já exclui a obrigação de realizar o processo na data prevista pelo timer, estaria correto a representação desta maneira.

Uma forma mais simples de de fazer esta representação seria utilização o evento início do tipo múltiplo. Ele indica que há mais de uma maneira de iniciar o processo e só uma delas precisa ser cumprida para que este início ocorra. Ou seja, um caminho seria a data já prevista no temporizador de agosto de cada ano, ou então uma observação de necessidade pontual para ajustes seria outro caminho, e se um deles existir o processo é iniciado.

Não sei como é o seu processo em detalhes, mas a partir destas informações, eu imagino algo dessa forma:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Fez sentido?

Qualquer coisa estamos à disposição para auxiliá-lo.

Abraços e bons estudos! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software