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EVENTO, código comentado siimples

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector("canvas");
    var pincel = tela.getContext("2d");

    pincel.fillStyle = "grey";
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
    var cores = ["blue","red","green"]; //criei o vetor cores com a sequencia de cores
    var cont = 0; //criei uma variavel cont para percorrer as posições do meu vetor cores.
    var raio = 10;
    function desenhaCirculo(evento){
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = cores[cont]; //adicionei o vetor cores na função com o contador ja na primeira posição 0
        pincel.beginPath();

        if(evento.shiftKey == true){ //evento.shiftKey serve para saber se o shift esta precionado
            raio = raio +10;
            if(raio>40){ //esse if serve para nao deixr o raio ser maior que 40 nunca
                raio =40;
            }
        }if(evento.altKey ==true){ //ao pressionar alt e click raio recebe um decremento
            raio = raio - 5;
            if(raio<10){// esse if serve para nao deixr o raio ser menor que 10 nunca
                raio = 10;
            }
        }
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2*3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + "," + y);


    }
    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {
        cont++; //toda vez que chamo a funçao"clik no butao direito" cont recebe mais um e corre uma´posição no vetor cores ao ser chamdo pelo desenhaCirculo

        if(cont == 3){ //se cont chegar a 3 recebe 0 para nao sair das posiçoes que tem a cores do vetor
            cont = 0;
        }
        alert('Funcionou!');
        return false;
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

//instagram : felipednew espero ter ajudado, busque sempre soluçoes simples
</script>
1 resposta

Oi, Felipe! Tudo bem por aí?

Parabéns, sua solução ficou muito boa!

Qualquer dúvida estamos à disposição.

Continue praticando e bons estudos!

Até mais!