3
respostas

(evento)

Não entendi o que significa o (evento) na parte "function exibeAlerta(evento)".

Normalmente quando se usa um parâmetro numa função, esse parâmetro é "acionado" ao chamar a expressão, não? Como por exemplo, numa função function (x, y) quero dividir x por y, então coloco na operação a divisão dos números que corresponderem ao x e ao y na hora de chamar a expressão. No caso do (evento) eu não vejo sentido para esse parâmetro.

3 respostas

Oi Felipe tudo bem?

Nesse caso evento é o valor do evento do tela.onclick . Eu sei é meio estranho mesmo, mas é assim que o Javascript funciona.

Poderia ser outra palavra qualquer ao invés de evento, e, event, advento, etc.

O evento do onclick guarda um monte de informações, como posição do mouse, se clicou com o direito ou esquerdo, se quando clicou estava segurando o ctrl ou o shift, etc.

Dentro do código dê console.log(evento) para ver todas as opções.

Espero ter ajudado!!!

Obrigado pela resposta. Mas continuo sem entender a função do texto entre os parênteses, já que o que é colocado dentro dos parênteses não é utilizado depois. Qual o proprósito de colocar "evento", "e", ou qualquer outro texto dentro dos parênteses? Isso não parece fazer sentido. Porque nas outras funções que vi, o que havia dentro do parênteses, um "x" por exemplo, sempre era utilizado em alguma operação dentro da função.

É utilizado sim:

function exibeAlerta(evento) {
    var x = evento.pageX;
    var y = evento.pageY;
    alert("posição do clique : " + x + ", " + y);
}

document.body.onclick=exibeAlerta;

Aqui a função pega a posição do mouse e exibe um alerta