Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[EVENT DRIVEN] - Como executar e monitorar serviços em sequencia.

Alguém aqui já usou Spring cloud? Eu estou com uma demanda onde terei um serviço que vai disparar uma procedure no Oracle que pode levar alguns dias para concluir e ao concluir outro serviço deve ser invocado e disparar outra procedure. No caso eu preciso monitorar essa execução e orquestrar essa execução. Sabem se no Cloud eu consigo criar essa arquitetura?

1 resposta
solução!

Olá, Tiago

Pelo que entendi, você precisa criar uma arquitetura que permita a execução de serviços em sequência e que seja capaz de monitorar esses serviços, correto?

O Spring Cloud pode sim ser uma boa opção para o seu caso. Ele oferece uma série de ferramentas para a construção de aplicações que executam serviços na nuvem e que precisam de configurações como a que você descreveu.

Uma das soluções que o Spring Cloud oferece é o Spring Cloud Task, que é um projeto com foco em aplicações de microserviços que possuem vida curta e que são principalmente orientadas a tarefas. Este pode ser útil para o disparo das procedures.

Outra ferramenta que pode ser útil para você é o Spring Cloud Data Flow, que é uma plataforma de integração de microserviços orientada a mensagens e que permite a criação de pipelines de dados complexos.

Por exemplo, você pode configurar o Spring Cloud Task para disparar a procedure no Oracle e, em seguida, usar o Spring Cloud Data Flow para monitorar o status dessa tarefa. Quando a tarefa for concluída, o Data Flow pode então acionar o próximo serviço.

Espero ter ajudado e bons estudos!