<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var x = 20;
var y = 20;
// códigos do teclado
var w = 87;
var a = 65;
var s = 83;
var d = 68;
// taxa de incremento
var taxa = 60;
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, y, 10);
}
setInterval(atualizaTela, 20);
function leDoTeclado(evento) {
if (d == evento.keyCode){
x++;
}else if (w == evento.keyCode) {
y--;
}else if (a == evento.keyCode){
x--;
}else if (s == evento.keyCode){
y++;
}
}
document.onkeydown = leDoTeclado;
</script>
em vez de eu usar o taxa eu tava avançado pixel por pixel o corria em uma lenta bolinha, ai eu descicir criar uma varivel que somava x e y + ou - 5
so que quando fui criar eu vi que tinha a variavel taxa, um erro foi um acerto :3