Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Eu tenho dúvidas sobre venv

Desculpem minha noobice, mas ao menos eu já posso testar o fórum aqui da Alura, já que sou nova por aqui. Estou aprendendo Django e ficou uma dúvida: por que temos que criar um ambiente virtual (venv), dentro desse venv criar um projeto e lá dentro criar o app? Para mim que estou começando, essa estrutura parece confusa. Por que os projetos já não criam seus venvs por exemplo? Eu fico imaginando estar tomando conta de n websites e ter um monte de pastas venv, nome de cada projeto, nome de cada app. Não fica mais confuso ao invés de ter tudo dentro uma pasta só de projeto? Obrigada pelos esclarecimento! :)

3 respostas
solução!

Assim como você, estou no inicio. Mas talvez consiga ajudar em algo.

Instala-se a venv para isolarmos as dependências de um projeto das de outros. Caso você rode seu projeto sem o uso do ambiente virtual, você instalará tudo globalmente, qualquer projeto seu poderá ter acesso e pode acarretar em vários erros durante o desenvolvimento.

Os as venvs não criam projetos, creio que porque são duas dependências do Python que se diferem entre si. O Django pode ser instalado sem a necessidade da venv, mas não é recomendado. Entretanto, uma venv sozinha não faz muita coisa. Pense em leite e toddy. Você pode tomar o leite puro, ou leite com toddy, o toddy puro não deve ser agradável consumir.

As venv funcionam apenas pro desenvolvimento e são ignorados para produção.

Quanto a separação de APPs pense em um projeto grande, como o da alura. Imagine se eles fizessem o código todo em um arquivo só. Se desse algum bug, imagina o trabalho pra arrumar? Entretanto existirá apenas 1 projeto daquele site. Um projeto conterá todas as funcionalidades separadas em "APPS".

Os apps servem como uma forma de separar códigos com diferentes funções, assim como numa estrutura MVC.

hmmm faz sentido! Muito obrigada Raul!

Disponha. Enquanto eu tiver acesso a plataforma tentarei ajudar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software