Eu preciso instalar o Laravel para usar o Lumen? Eu queria usar apenas o microframework Lumen, será q é possível?
Eu preciso instalar o Laravel para usar o Lumen? Eu queria usar apenas o microframework Lumen, será q é possível?
Olá Matheus,
Você não precisa instalar o Laravel, apenas o Lumen. Cada um é um framework isolado.
Muito obrigado!
Opa, Matheus.
No curso a gente mostra como instalar o Lumen, e não é necessário fazer nada referente ao Laravel lá.
Me responde uma coisa pra eu poder melhorar os meus conteúdos futuros, por favor? O que te fez pensar que precisaríamos do Laravel?
Forte abraço e bons estudos!
Eu acho o Laravel muito pesado e muito "Estufado de tranqueiras", por enquanto minha empresa não está precisando de algo desta maneira, nos precisamos de coisas leves como os microFrameworks como o Slim Framework, Fatfree e o Lumen.
No momento estou usando o FatFree mas estou com problema com documentação de baixa comunidade para cooperar e entender,
Escolhi o Slim Framework e estou apostando nele, a comunidade é bem maior e a documentação e cursos tb.
(Um pedido: você pode fazer algo do Framework Slim Framework)
Como sou assinante do Alura, encontrei o Lumen e me interessei bastante. Ministrado pro vc. Muito legal.
Outra pergunta sobre o Lumen: No Lumen pode fazer outras coisas não relacionadas ao Rest tipo apenas redirecionamentos e formulários? (sem usar o Laravel tb).
Fala, Matheus.
Adicionei aqui o framework Slim na lista de sugestões. Também gosto dele, mas te recomendo dar uma olhada no Symfony tbm que agora na versão 4 vem bem menor do que antigamente.
Mas, quanto à minha pergunta, eu quis saber o que te fez pensar que pra usar o Lumen era necessário ter o Laravel tbm.
Quanto a poder ter views no Lumen, é possível mas aí não é tão usual. Você não vai ter apoio da comunidade nisso. Te recomendo ir pro Symfony mesmo.
Abraços.
Sua pergunta? Mas, quanto à minha pergunta, eu quis saber o que te fez pensar que pra usar o Lumen era necessário ter o Laravel tbm?
Eu vi uns pedaços do curso, vc não expressou essa informação isso no curso, mas não era uma uma informação importante e dependente para outra coisa mas seria interessante.
E também tive essa duvida porque fica citando o nome Laravel em alguns nomes de pastas e pelo que eu vi na pagina deles do Lumen tá muito confuso isso, tentei jogar alguns exemplos rápidos lá e não rodou de cara. Acho q faltou algo pra mim completar a instalação.
Acabei desistindo e voltando para o Slim q eu já tinha começado. Mas foi muito importante as dicas que vc deu, vou deixar para meu próximo projeto para testar o Lumen. O único problema é que não o ideal não é para Views. Mas vou testar para Rest.
Respondendo: O que me deixou essa duvida foi o Nome da pasta Laravel, e umas confusões do próprio Laravel lá dentro da Documentação do site Lumen.
E aquele pedido estranho do site deles:
Server Requirements
The Lumen framework has a few system requirements. Of course, all of these requirements are satisfied by the Laravel Homestead virtual machine, so it's highly recommended that you use Homestead as your local Lumen development environment.
Instalação Requisitos do servidor O framework Lumen possui alguns requisitos de sistema. É claro que todos esses requisitos são atendidos pela máquina virtual Laravel Homestead, por isso é altamente recomendável que você use Homestead como seu ambiente de desenvolvimento Lumen local.
Como eu tava com pressa eu pulei fora por enquanto. Mas vc já tirou essa minha duvida. Valeu.
sobre a sugestão: Te recomendo ir pro Symfony mesmo. Obrigado, mas prefiro algum Microframework.
Minhas soluções não são tão complexas que exigem necessidades especiais como o Symfony. Ai só vai pesar o servidor, mas vou dar uma olhada quando tiver algum tempinho. Valeu.
Hoje o Symfony já é considerado Microframework. Nem a parte da view vem com ele.
Mas voltando pra relação entre Lumen e Laravel: Laravel Homestead é uma espécie de VM da equipe do Laravel. Mas, os requerimentos pra instalação do Lumen são pouquíssimos. Tipo: PDO, OpenSSL, Mbstring... Nada demais. Eu nunca usei o Homestead tbm. Acho um canhão pra matar formiga na maioria dos casos.
A relação entre Lumen e Laravel é basicamente a mesma entre Symfony e Silex antes do Symfony virar um "miniframework".
O Laravel é tipo o Lumen com mais recursos (blade, jobs, queue, etc.).
Bom, que bom que já conseguiu uma direção um pouco mais clara.
Forte abraço e bons estudos!
Obrigado, valeu pelas dicas.
Valeu, Matheus!
Não se esquece de marcar esse tópico como solucionado.
;-)