Fiquei Preocupado Com Esse Assunto, Sou Iniciante Na Programação Então Quero Tomar Algumas Decisões Como Programador
Fiquei Preocupado Com Esse Assunto, Sou Iniciante Na Programação Então Quero Tomar Algumas Decisões Como Programador
Oiii Vinicius, como você está? Espero que esteja bem ^-^
Depende da biblioteca, algumas possuem normas mais severas em relação ao seu uso, outras nem tanto. Para sabermos isso, devemos ler o termo de licença da mesma. Para isso, podemos pesquisar a documentação da biblioteca e lermos os termos de licença que ela fornece. Suponha que queremos utilizar a biblioteca "pandas", então devemos fazer o seguinte procedimento:
Abrir o Google e pesquisar "pandas documentation" -> não tem problema pesquisar em português, mas na grande maioria das vezes você encontrará o site da documentação totalmente em inglês.
No site da documentação, procure por "Source Repository" -> Ao clicarmos em "Source Repository" seremos redirecionados para o código fonte da biblioteca:
Veja na imagem acima que é dito que essa biblioteca é open source ou seja, o código é público e que porta a licença BSD. Mas, para entendermos sobre o que diz nessa licença é preciso ir até o repositório de código fonte e abrirmos o arquivo "LICENSE":
Ao abrir esse arquivo, você verá um texto de licença (este conteúdo está em inglês, mas ao utilizar o recurso de tradução do próprio navegador é possível compreender). Caso ainda fique obscuro o que a licença disse, é recomendável que você pesquise o nome da licença no Google para que encontre algum conteúdo que explique claramente sobre as restrições da mesma. No caso do pandas, a licença BSD é permissiva e não lista grandes problemas ao utilizá-la. Mas lembrando, esse é o caso de uma biblioteca em específico.
A maioria dos pacotes da linguagem python são de código aberto e quando se trata de pacotes de código aberto, normalmente você não terá tantas restrições, a não ser que queira modificar o código fonte da biblioteca para redistribuir. Porém, é sempre recomendável a leitura dos termos de licença para que possa compreender sobre as restrições daquele pacote.
Deixo abaixo um artigo que explica sobre os principais tipos de licença de software existentes, inclusive, o programa que você irá comercializar deverá conter uma licença:
Qualquer dúvida estou por aqui, a gente vai se falando.
Grande abraço!
muito obrigado amiga, vai me ajudar bastante