Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Eu Posso Comercializar algum Programa Utilizando Bibliotecas?

Fiquei Preocupado Com Esse Assunto, Sou Iniciante Na Programação Então Quero Tomar Algumas Decisões Como Programador

2 respostas
solução!

Oiii Vinicius, como você está? Espero que esteja bem ^-^

Depende da biblioteca, algumas possuem normas mais severas em relação ao seu uso, outras nem tanto. Para sabermos isso, devemos ler o termo de licença da mesma. Para isso, podemos pesquisar a documentação da biblioteca e lermos os termos de licença que ela fornece. Suponha que queremos utilizar a biblioteca "pandas", então devemos fazer o seguinte procedimento:

• Abrir o Google e pesquisar "pandas documentation" -> não tem problema pesquisar em português, mas na grande maioria das vezes você encontrará o site da documentação totalmente em inglês.

• No site da documentação, procure por "Source Repository" -> Ao clicarmos em "Source Repository" seremos redirecionados para o código fonte da biblioteca:

Documentação do pandas

• Veja na imagem acima que é dito que essa biblioteca é open source ou seja, o código é público e que porta a licença BSD. Mas, para entendermos sobre o que diz nessa licença é preciso ir até o repositório de código fonte e abrirmos o arquivo "LICENSE":

Arquivo de licença da biblioteca pandas

• Ao abrir esse arquivo, você verá um texto de licença (este conteúdo está em inglês, mas ao utilizar o recurso de tradução do próprio navegador é possível compreender). Caso ainda fique obscuro o que a licença disse, é recomendável que você pesquise o nome da licença no Google para que encontre algum conteúdo que explique claramente sobre as restrições da mesma. No caso do pandas, a licença BSD é permissiva e não lista grandes problemas ao utilizá-la. Mas lembrando, esse é o caso de uma biblioteca em específico.

A maioria dos pacotes da linguagem python são de código aberto e quando se trata de pacotes de código aberto, normalmente você não terá tantas restrições, a não ser que queira modificar o código fonte da biblioteca para redistribuir. Porém, é sempre recomendável a leitura dos termos de licença para que possa compreender sobre as restrições daquele pacote.

Deixo abaixo um artigo que explica sobre os principais tipos de licença de software existentes, inclusive, o programa que você irá comercializar deverá conter uma licença:

Qualquer dúvida estou por aqui, a gente vai se falando.

Grande abraço!

muito obrigado amiga, vai me ajudar bastante