<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector("canvas");
var pincel = tela.getContext("2d");
pincel.fillStyle = "gray";
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
pincel.fillStyle = "blue"; //colocar a cor fora da função, para ela se tornar um variavel global
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ", " + y);
}
function mudaCor() {
//azul //vermelho //verde
var cores = ["#0000ff", "#ff0000", "#008000"];
if (pincel.fillStyle == cores[0]) {pincel.fillStyle = cores[1]}
else if (pincel.fillStyle == cores[1]) {pincel.fillStyle = cores[2]}
else {pincel.fillStyle = cores[0]}
return false;
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>