Olá, podem dar uma olhada no meu código? Eu nunca consigo marcar ponto, a bolinha acompanha a raquete.... Já alterei a margem de erro de 30 para 40, 50, 35, 60.... e nada... (https://editor.p5js.org/paulinhagrio/sketches/-vd5HN1Fk)
//variaveis da bolinha let xBolinha = 300; let yBolinha = 200; let diametro = 15; let raio = diametro / 2;
//velocidade da bolinha let velocidadeXBolinha = 4; let velocidadeYBolinha = 4; let raqueteComprimento = 10; let raqueteAltura = 90;
//variaveis da raquete: let xRaquete = 5; let yRaquete = 150;
//variaveis da raquete oponente let xRaqueteOponente = 585; let yRaqueteOponente = 150; let velocidadeYOponente;
let colidiu = false;
//Placar do jogo: let meusPontos = 0; let pontosDoOponente = 0;
function setup() { createCanvas(600, 400); }
function draw() { background(0); //determina a cor; mostraBolinha(); //aqui constava o código que foi lá para a funcao mostraBolinha - essa função cria a bolinha)
movimentaBolinha(); // aqui constava o codigo que foi la para a função movimentaBolinha)
verificaColisaoBorda(); // aqui constava o código que foi parar lá na função verificaColisaoBorda)
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete); movimentaMinhaRaquete(); //verificaColisaoRaquete(); verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
//verifica colisao da raquete do oponente: verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha() { circle(xBolinha, yBolinha, diametro); }
function movimentaBolinha() { xBolinha += velocidadeXBolinha; yBolinha += velocidadeYBolinha; }
//(width = borda); (ou = ||) function verificaColisaoBorda() { if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){ velocidadeXBolinha *= -1 } //(height = altura) if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){ velocidadeYBolinha *= -1 } }
function mostraRaquete(x, y) { rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura); }
function movimentaMinhaRaquete(){ if(keyIsDown(UP_ARROW)) { yRaquete -= 10; } if(keyIsDown(DOWN_ARROW)) { yRaquete += 10; }
}
function verificaColisaoRaquete() { if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete) { velocidadeXBolinha *= -1 } }
function verificaColisaoRaquete(x, y){ colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio); if(colidiu){ velocidadeXBolinha *= -1 } }
function movimentaRaqueteOponente(){ velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30; yRaqueteOponente += velocidadeYOponente; }
//cria o placar e define qual local do canvas vai ficar:
function incluiPlacar(){ fill(255) //pinta os meus pontos de branco text(meusPontos, 278, 26) text(pontosDoOponente, 321, 26) }
function marcaPonto(){ if(xBolinha > 595){ meusPontos += 1; } if(xBolinha < 5){ pontosDoOponente += 1; }
}