1
resposta

Eu não entendi este exercicio. Alguem pode me explicar?

Ela se relaciona com o IND 1? Como e por que?

1 resposta

Oi Jaqueline! Como vai?

Vamos recapitular um pouquinho...

Quando vamos planejar as análises que queremos fazer no nosso negócio levantamos aquilo que queremos medir (indicadores) e como queremos medir (dimensões).

Listamos isso numa tabela que chamamos de matriz dimensão indicador. Mas nem todos os dados se conversam certo? Se tenho uma dimensão de marca, ela não servirá para um indicador de número de clientes concorda?

Como sabemos o que se relaciona com o que? Marcamos então o X no encontro das dimensões com os indicadores que podem se relacionar.

Onde entra a tabela fato?

A tabela fato é um pedaço dessa matriz dimensão indicador. Ela pode ser qualquer conjunto de dimensões e indicadores em que todos os elementos se relacionam. Ou seja é uma tabela menor dentro da matriz, onde todos os x estejam marcados.

Voltando ao exercício

A opção DIM 1, DIM 3, IND 4 é válida pois todos os itens se relacionam. Se isolar esses fatores, verá que todos os x estão marcados:

           DIM1    DIM3

 IND 4      X        X

A opção DIM 1, DIM 2, IND 2, IND 3 é válida pelo mesmo motivo:

           DIM1    DIM2

 IND 2      X        X
 IND 3      X        X

Já na opção DIM1, DIM2, DIM 3,IND 2, IND 3:

           DIM1    DIM2   DIM3

 IND 2      X        X
 IND 3      X        X

Vemos que a dimensão 3 não se relaciona com nenhum indicador, deixando dois espaços vazios dentro da tabela. Por conta desse motivo, essa tabela não se classifica como uma tabela fato.

Fez sentido?