Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Eu não entendi como criar essas listas

Eu estou seguindo a formação de desenvolvimento pessoal, fiz o curso de habitos e as 2 partes do curso sobre eficacia, e em todos falavam de listas, incluindo este de foco. Contudo fico confuso sobre o que incluir nessas listas, me parece que não tenho nada para colocar nessas listas, nesse momento, meus dias estão sendo sempre a mesma coisas, sinto que eu não tenho muitas responsabilidade a ponto de vale a pena colocar numa lista... ou talvez essas listas não façam sentido para mim?... de manhã das 5h30 ate 7h30 eu faço afazeres dosmestico, das 7h40 ate 9h30 eu vou para academia, das 9h30 até 11h20, eu me preparo para o trabalho e tenho uns 20min de distração, para fazer o que eu quiser, jogar um jogo ou duolingo, mas no transporte eu faço questão de aproveitar para utilizar o duolingo; das 12h ate 17h30 eu trabalho, incluso o tempo de transporte de volta para casa que faço mais aulas do duolingo; e finalmente das 18h ate 21h30 eu estudo. Todos meus dias, com excessão de final de semana, eu faço sempre isso, quase nunca muda, então não sei o que eu colocaria numa lista dessas. Eu trabalho de jovem aprendiz por isso esse tempo de trabalho. Semana que vem vou começar a faculdade, será que ai vai fazer sentido uma lista dessa? não sei, pois será minha primeira vez numa faculdade. Será que talvez eu não tenha entendido ou confundido alguma coisa sobre a teoria? se alguém reconhecer que eu confundir alguma coisa, por favor me explique e já me desculpo pela confusão.

2 respostas
solução!

Olá, Wesley. Tudo bem?

Não precisa se desculpar, dúvidas e confusões fazem parte e todas são válidas, quaisquer dúvidas e comentários sinta-se à vontade para compartilhar no fórum.

Primeiramente, é possível que na sua realidade o processo de criar listas não encaixe bem, mas existem outras metodologias de organização que podem se encaixar melhor no seu dia a dia.

E a lista consiste em elencar todas as atividades que precisa fazer e depois encaixá-las na sua rotina, principalmente quando está querendo fomentar novos hábitos, ficar focado e mais produtivo. Aparentemente, você tem uma rotina disciplinada e afazeres muito bem estruturados, e eles poderiam compor a sua lista:

  • Afazeres domésticos;
  • Academia;
  • Lazer;
  • Inglês;
  • Trabalho (Aqui considero importante trazer detalhes, pontuando quais são as atividades que precisa entregar);
  • Estudos (Detalhar aqui também é interessante, o que será estudado e por quanto tempo). Mas, como você já tem essas tarefas bem estruturadas, a lista pode ser mais útil para conseguir otimizar o tempo de cada atividade, por exemplo.

Por fim, ao começar a faculdade a lista pode fazer mais sentido, pois novas coisas vão demandar seu tempo e foco, estar na faculdade, leituras, trabalhos e avaliações, que podem fazer parte da sua lista. E repito é preciso ver se isso faz sentido para sua realidade, um processo que considero importante no aprendizado, principalmente na área de desenvolvimento pessoal, é abstrair e filtrar informações para que se encaixem no seu dia a dia.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Hum, sim ajudou muito, obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software