como funciona na hora de agrupar os resultados usando duas colunas diferentes? ex:
select SABOR, min(PRECO_DE_LISTA) as menor_preço, NOME_DO_PRODUTO from tabela_de_produtos
WHERE SABOR LIKE "%Limão%"
group by SABOR, NOME_DO_PRODUTO
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
como funciona na hora de agrupar os resultados usando duas colunas diferentes? ex:
select SABOR, min(PRECO_DE_LISTA) as menor_preço, NOME_DO_PRODUTO from tabela_de_produtos
WHERE SABOR LIKE "%Limão%"
group by SABOR, NOME_DO_PRODUTO
Olá Caio,
Não sei se entendi muito bem sua pergunta, mas quando você usa uma função para fazer cálculos e especifica 2 colunas (caso da sua query), o banco irá retornar o resultado do cálculo para os dados, separados por todos os valores encontrados nas colunas especificadas.
Usando o exemplo da sua query, o resulta que será retornado é o valor mínino dos produtos, para cada tipo de SABOR e NOME_DO_PRODUTO
Abs
Olá Caio, tudo bem? Acho que posso contribuir com o Fabio aqui. Bem quando você usa o GROUP BY, então os valores serão agrupadas pela coluna que você indicar, no caso, você colocou a primeira colocar como SABOR então, supondo que você tem os sucos, sabores e o valor:
Ele vai agrupar e vai retornar o menor valor do grupo, então o resultado deve ser como:
E como você indicou a outra coluna, ai ele vai agrupar de acordo com a segunda coluna NOME_DO_PRODUTO e agora ele vai agrupar pelo nome NOME_DO_PRODUTO, porém nesse caso não vai fazer diferença porque os nomes são semelhantes e já foram agrupados pelo sabor. Mais essa é a ideia, agrupa pelo sabor, depois pelo nome ou outro campo da sua escolha.
Espero ter ajudado!