Meu GC ficou grande demais e eu quero diminuir. Mas eu não sei como que eu faço pra selecionar (não pré-compor) e diminuir a seleção sem distorcer as camadas.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Meu GC ficou grande demais e eu quero diminuir. Mas eu não sei como que eu faço pra selecionar (não pré-compor) e diminuir a seleção sem distorcer as camadas.
Olá, Vinícius! Você pode mudar as propriedades de um grupo de objetos na composição usando uma técnica de parenteamento. São 3 passos simples, veja:
1°) Clique em Camada > Novo > Objeto Nulo. Isso irá criar um objeto invisível na cena . Esse objeto invisível tem todos os parâmetros de qualquer outro objeto e ele existe apenas para que possamos parentear coisas a ele.
2°) selecione todos os objetos que terão sua escala reduzida, clique naquele ícone de espiral (pick whip) e arraste até o objeto nulo. Agora todos esses objetos irão seguir as transformações do objeto nulo.
3°) Altere a escala do objeto nulo e tudo irá acompanhar esse objeto. Se você alterar a posição ou rotação do objeto nulo, o grupo o seguirá sem se destorcer. Dessa forma, o objeto nulo se torna um controlador para o seu GC.
*Gravei esse vídeo seguindo esses 3 passos: * https://youtu.be/0FvRlv4Abn0