O que devo fazer? A estratégia é a mesma do B2C?
O que devo fazer? A estratégia é a mesma do B2C?
Robson, não necessariamente.
Sou meio leigo no assunto ... mas vamos lá.
Quando falamos de B2C estamos nos referindo ao cliente. Estratégias que envolvem um cliente podem ser aplicadas em praticamente toda rede. Quando estamos falando de B2B a estratégia deve ser focada em redes sociais cujo elas estão alocadas e que há um contato maior com elas. O Instagram é uma rede de fotografias. Uma empresa no Instagram tem um marca e suas postagens falam uma língua própria com o publico do Instagram. O mesmo se aplica ao Facebook, é uma rede mais "geral" e o modo de interação nela é diferente do Instagram.
Entretanto para B2B temos o LinkedIn. Nele a maioria das empresas se encontram e é possível ter comunicação direta com elas, não apenas as pessoas, mas também contato com produtos e serviços delas.
Uma estratégia B2B deve ser focada em todas as rede sociais, entretanto se você quer ter mais contatos, criar uma lista de cliente b2b ou aumentar a visibilidade da empresa, o indicado é desenvolver não só estratégias para as redes sociais normais, mas focar principalmente nas redes que essas empresas atuam, no caso o LinkedIn.
Algumas coisas:
Conteúdo de valor
Comunicação com o cliente
A marca passar uma mensagem de que se importa com o cliente
Demonstrar compromisso
Chamar atenção para certos posts
Agora uma estratégia ?? Fica difícil... há muitas, Ex.:
Eu posso criar uma página no facebook , divulgar conteúdo de valor nessa
página e colocar tags para atrair o trafego.
Youtube - Posso divulgar minha marca no youtube criando conteúdo de
valor para os meus clientes e anunciando na plataforma para o público que
busca contéudo B2B com o google ads.
Posso criar a pagina da minha empresa no LinkedIn, oferecer conteúdo com
intuito de atrair pessoas para uma lista, seja fazendo um webnar, seja um
treinamento ou palestra. Podemos também utilizar o LinkedIn ADS para
vincular a marca da empresa em anúncios, tendo assim uma maior
visualização.