4
respostas

Eu achei, mas o debugger não ( se achou, não me escreveu!!)

OK, só olhando eu descobri, mas fui usar o debugger (prá treinar, caso não tivesse percebido o erro), e não apareceu mensagem de erro nenhum!! Por quê??

4 respostas

Olá Brlichand, Boa Tarde, tudo bem ? Meu nome é André Santos, e irei ajudar a tirar sua dúvida =) .

Brlichand, veja se você alterou alguma coisa na linha de código da linha de abrir ou fechar as tags do Java Script , por exemplo :

<script>

</script>

Percebi que nesse caso em específico, quando apaguei de propósito a barra "/" , do fechamento da tag

<script>

, para testar o debugger, vi que realmente o browser não avisou sobre o aparecimento de qualquer erro.

Mas quando fiz uma alteração, por exemplo tirando uma aspas de uma string, o debugger avisou onde estava o erro.

Aliás aqui eu testei nos navegadores Google Chrome e no Edge, ambos me deram o mesmo resultado, nos qual foi: 1 - Não avisando erros quando mexi nas linha de abrir e fechar a tag

<script>

</script>

2- Porém o Debugger me avisou de algum erro, quando eu retirei propositalmente as aspas , ou parênteses das linhas de códigos, como neste exemplo abaixo, onde retiro propositalmente as as aspas da tag alert ( Isso sim é um programa"); . Nesse caso, o debugger avisou que tinha um erro nesta string em específico.

<meta charset="UTF-8">

<h1>Meu primeiro teste!</h1>
<br>
Seria isso um programa? Descubra visitando a Alura <a href="http://www.alura.com.br">aqui</a>!

<script>

alert( Isso sim é um programa");

</script>

Sei que parece meio bobo eu te perguntar isso, mas você apertou a tecla F12 no seu navegador, e foi na aba console para ver se tinha algum erro ?

Se o debugger continuar não funcionando, por favor nos avise, que vamos te ajudar =) .

Grande Abraço Brlichand !!!!! Qualquer coisa é só chamar !!!!!

André, obrigada, mas minha dúvida continua: o debugger não deveria me avisar de algum erro SEM eu alterar nada? Eu percebi que os alertas estavam fora do script e porisso não apareceram como popup. E sim, eu usei tanto as ferramentas do desenvolvedor, caminho mais comprido pra chegar até o console, como o atalho F12 . Serve para lembrar que não podemos confiar só na "revisão" dos outros, sejam programas ou não, e treinar o nosso olhar.

Oi Brlichand. Tudo bem ? Sou eu , o André aqui de novo =) . Desculpe mas não entendi muito a sua pergunta . Só para tentar acompanhar o seu raciocínio, e para eu poder entender melhor =) . Você perguntou se o debugger irá te avisar, mesmo sem você alterar nada no código ? Então vai depender do seu código, se ele estiver correto , por exemplo, com seus parênteses e ponto e vírgula " ; " , tudo certinho, o debugger não irá se manifestar.

E imagina, entendi o seu ponto de vista, concordo com você . E me desculpe pela pergunta boba que fiz da outra vez, sobre o F12, lógico que você tentou procurar os erros no console =) . É que pensei em todas as possibilidades para tentar solucionar a sua dúvida =) . Exatamente Brlichand, não podemos confiar cegamente , tanto nos programas ou nas "revisão" dos outros. Concordo com você, acho que o debugger nos ajuda sim visualizar certos erros, mas não todos, ele é apenas um suporte , ou como podemos falar em uma expressão de nosso cotidiano, ele serve como um "quebra galho" . O mais importante é que precisamos treinar nosso olhar.

Ah, uma outra alternativa, se você quiser, você pode usar o editor Visual Studio Code, é o editor que eu uso, ele também mostra os erros dentro do próprio editor, sem precisar ficar indo no navegador toda hora para procurar erros dentro da aba console. Se você quiser baixar é claro =) .

Espero ter ajudado, pelo menos um pouco =) . E te Agradeço por trazer suas dúvidas e reflexões aqui para o Fórum. Se eu não consegui te ajudar, posso conversar com alguém da minha equipe para tentar te ajudar melhor . Não desista de nós Brlichand ^^"". Queremos que você Aprenda, e queremos te ver Satisfeita com o Curso , e que suas dúvidas sejam tiradas =) .

Vou fazer o seguinte, vou falar com alguém da minha equipe, e em breve, e vamos tentar solucionar a sua dúvida =) .

Grande Abraço Brlichand . ^^

Ahhh Brlichand, agora que eu entendi a sua pergunta ^^"". Mil Perdões. Mesmo com erro , o debugger não avisou no console né ? Então, vai depender muito do seu navegador, ou do próprio editor que você está trabalhando. Por exemplo, eu tive problemas com o editor Sublime, ele não reconhecia nem o tag " " , e não mostrava os pop ups no navegador.

Então, aqui aconteceu a mesma coisa que está acontecendo com você, infelizmente o debugger serve mais como um quebra galho =/ .

A outra recomendação que tinha deixado pra você, é utilizar o debugger interno do próprio Visual Studio Code .

Eu não tenho uma resposta concreta nesse momento, para sua pergunta, mas como falei posso perguntar para alguém que manje mais, e que possa te ajudar melhor tudo bem ? Assim que eu souber melhor, te respondo a sua dúvida, até porque eu fiquei curioso também e também quero saber o porque o debugger não está fazendo direito o seu trabalho kk =) .

Grande Abraço Brlichand ;)