4
respostas

Etapas do vídeo

A última etapa desse vídeo foi o caso de uso. Porém foi mostrado o diagrama, que pode ser entendido como tendo 3 casos de uso, na visão do cliente comprador: "Cadastro do cliente", "Escolha das peças (ou carrinho de compras)", e "Efetivar compra".

4 respostas

Olá Fanny.

Tudo bom?

Encaminharei para o time responsável.

Abraços!

Olá Fanny.

Tudo bom? Peço desculpas na demora em retornar.

O diagrama de caso de uso utilizado pela instrutora está correto. Não precisa indicar apenas uma funcionalidade, mas três, como ocorre no exemplo. Você pode conferir mais informações fazendo nosso curso de Introdução a UML, caso seja do seu interesse.

No curso citado, o instrutor dá a seguinte explicação:

Esse diagrama tenta esclarecer quais são as funcionalidades do sistema e quem irá fazer uso delas. O que um aluno pode fazer no sistema? Ele tem a opção de comprar um curso, assistir um capítulo, resolver um exercício e outras ações relacionadas. O que um professor pode fazer? Criar um curso, publicar exercícios, participar do fórum.

E os diagramas montados são os seguintes:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Espero que isso possa ajudá-la. Qualquer coisa, estamos à disposição.

Abraços =)

Boa tarde, Daniela, Eu não tenho dúvidas. Sei que o diagrama está correto e não critiquei o diagrama. Apenas registrei a observação de que o ultimo slide apresenta 3 casos de uso mas o texto do slide fala em "Por fim, o caso de uso", ao lado da figura com os 3 casos de uso na visão do cliente - ou seja "o caso" ao invés de "os casos". E, claro, no mesmo sistema, existirá a visão da administração da loja, com outros casos de uso (escopo que não foi mencionado aqui, mas estou colocando como forma de demonstrar que também entendi os diagramas que você apresentou para ilustrar, com as visões do Aluno e do Professor. O texto do último slide falar em "o caso de uso" e o diagrama apresentar três casos de uso, pode gerar dúvidas em colegas que não tenham experiência em requisitos (eu trabalho com Requisitos há vários anos, e estou fazendo os cursos apenas para uma atualização teórica). Espero ter contribuído, e se não me fiz entender antes, que tenha cumprido esse objetivo agora. Obrigada por sua atenção. Abraços.

Oi Fanny!

Obrigada pelo retorno.

Eu que agradeço pelo seu apontamento.

Abraços :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software