- Primeira etapa: realizar pesquisas já disponíveis para entender o mercado. Verificar o que as pessoas demandam para atender as suas necessidades, buscando delimitar o público alvo.
- Segunda etapa: realizar um roteiro de pesquisa online, devemos dividir o roteiro em blocos e formular questões relevantes para obter respostas relevantes. Ter cuidado para não limitar as opções para não perder oportunidades de melhor conhecer o usuário.
- Primeiro bloco é sobre os usuários.
- Segundo bloco é mapear tarefas dos usuários.
- Terceiro bloco é mapear dores e ganhos.
- Quarto bloco é mapear o quanto essas pessoas têm de cultura digital.
- Terceira etapa: por meio da ferramenta de pesquisa online, criar o formulário e inseri as questões com clareza, considerando as diferentes pessoas com vivência e diferentes experiência na vida que poderão responder ao questionário.
- Quarta etapa: após recebimento das respostas e às pessoas que autorizaram entrar em contato (ligação, mensagem WhatsApp, e-mail), tentar contatá-los para entrevistá-los e melhor entender os motivos e sua história, com o objetivo de explorar e aprofundar sobre o tema.