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Etapa de Imersão - "Quais abordagens você utilizaria?"

Como todo e qualquer negócio, visamos o maior lucro possível. Entretanto, para tal é necessário trabalhar de forma a extrair maior eficiência do seu negócio e de forma eficaz. No caso da Loja Gatito, na posição da Laura, eu faria uma observação sobre os produtos e serviços que trazem maior retorno financeiro à loja e também estudar quais outros produtos ou serviço possuem potencial de alavancar vendas na região. Para isto, faria também a observação da própria loja x outras lojas, desta forma: melhorando a exposição de itens/serviços que são carro-chefe de vendas e aqueles que possuam potencial, invistir numa vitrine ou layout atraente que faça o cliente querer entrar na loja, pensar sobre divulgação em rede sociais e estar visível em mecanismos de pesquisa, avaliar a localização do serviço banho e tosa (repensar maneiras que consigam atenuar a ansiedade dos animais ou poder explorar melhor a exposição deste serviço na loja), estratégias de recompensa/desconto para fidelizar clientela do bairro com a comodidade da proximidade, aplicar a estratégia de empatia testando o próprio negócio e a concorrência, conversando e interagindo com os clientes para entender a experiência, podendo aplicar um pouco de análise SWOT, ou seja, verificar Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) de forma a aprender a melhorar o próprio negócio a nível de atendimento, serviços, inovação (entregas por apps, etc).

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Olá Victor!

É realmente tentador partir logo para a solução. Contudo, o design thinking é uma abordagem que nos convida a mergulhar no contexto do usuário e compreender os seus pontos de vista, antes de pensar em soluções. Na etapa de imersão, especificamente, o objetivo é observar a pessoa usuária enquanto faz uso de produtos e serviços. Se for observar em concorrentes, o foco não deve ser o ambiente do concorrente ou sua oferta apenas, mas sim como o usuário se comporta nesse ambiente. Como ele interage com os produtos? Olha o preço? Coloca no carrinho sem pensar? Consulta o celular antes? Interage com pessoas? Parece apressado? Enfim, são esses os aspectos que focamos para essa compreensão.

Perceba que num contexto digital, é possível observar como ocorre a interação com a interface, qual o comportamento de navegação, abandono de carrinho, etc.

Espero ter contribuído para sua compreensão.

Bons estudos :)

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