1
resposta

etapa de imersão

Com certeza, observação e pesquisa são os métodos que eu utilizaria nesse processo.

1 resposta

Olá, Nathália!

Fico feliz em ver que você está estudando Design Thinking e se interessando pela etapa de imersão. Observação e pesquisa são realmente métodos muito importantes nesse processo.

Na etapa de imersão, o objetivo é entender profundamente o contexto do problema e as necessidades dos usuários. Além da observação e pesquisa, existem outras abordagens que você pode utilizar para obter insights valiosos.

Uma abordagem que eu utilizaria é a entrevista. Conversar diretamente com os usuários pode trazer informações valiosas sobre suas experiências, desafios e expectativas. Por exemplo, se estivesse trabalhando em um projeto de melhoria de um aplicativo de delivery de comida, eu poderia entrevistar tanto os usuários quanto os entregadores para entender as principais dificuldades enfrentadas por ambos os grupos.

Outra abordagem interessante é a criação de personas. Ao criar personas, você pode ter uma representação fictícia de um usuário típico do seu produto ou serviço. Isso ajuda a entender melhor as características, necessidades e desejos dos usuários, permitindo que você crie soluções mais direcionadas. Por exemplo, se estivesse trabalhando em um projeto de desenvolvimento de um aplicativo de exercícios físicos, eu poderia criar personas como a "Maria, 30 anos, mãe de dois filhos, que busca uma forma prática de se exercitar em casa" e o "João, 45 anos, executivo que precisa conciliar o trabalho com a prática de atividades físicas".

Além disso, a análise de dados também pode ser uma abordagem útil. Por exemplo, se você estiver trabalhando em um projeto de melhoria de um site de e-commerce, pode analisar dados de vendas, taxas de conversão e feedbacks dos clientes para identificar possíveis problemas e oportunidades de melhoria.

Lembre-se de que cada projeto é único, e as abordagens utilizadas podem variar de acordo com o contexto e os objetivos específicos. O importante é sempre buscar entender profundamente as necessidades dos usuários e encontrar insights que possam direcionar o processo de criação de soluções.

Espero ter ajudado e bons estudos!